Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.8 ° C
25.9 °
25.4 °
94 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeProfessor da UM é um dos vencedores do Prémio Xplorer 2022

      Professor da UM é um dos vencedores do Prémio Xplorer 2022

      O professor da Universidade de Macau (UM) Mak Pui In, director interino do Laboratório Chave Estatal de sinal Analógico e Misto VLSI e docente do departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UM, é um dos vencedores do Prémio Xplorer 2022, conforme consta numa lista de jovens cientistas divulgada ontem. Dos 50 nomes reconhecidos este ano, três são provenientes de Hong Kong e Macau, sendo Mak Pui In o primeiro e único bolseiro da RAEM a receber a distinção.

       

      Mak Pui In, professor da Universidade de Macau, arrecadou o prémio com um projecto relacionado com chips electrónicos inteligentes sem bateria, que deve resolver dois gargalos técnicos no desenvolvimento da Internet das Coisas massiva na China, ou seja, substituição manual de baterias e baterias que não são ecologicamente correctas. “A investigação científica em Macau não teve um grande ponto de partida, mas com o apoio do país em vários aspectos e a interacção frequente com outras partes da Grande Baía nos últimos anos, temos progredido rapidamente. Continuaremos a trabalhar com foco na qualidade em vez da quantidade para contribuir com a inovação científica na China”, referiu o galardoado citado por um comunicado da UM.

      Nascido e criado em Macau, Mak Pui In é também actualmente vice-director (investigação) do Instituto de Microelectrónica da UM. É também membro do Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrónicos, membro da Instituição de Engenharia e Tecnologia, membro da Sociedade Real de Química e especialista no exterior da Academia Chinesa de Ciências.

      Especialista reconhecido internacionalmente na área de circuitos integrados, Mak Pui In é especializado em radiofrequência e circuitos integrados analógicos. Foi galardoado com uma medalha comemorativa do 70.º aniversário da fundação da República Popular da China e foi seleccionado como representante do carro alegórico de Macau durante o Desfile do Dia Nacional de 2019. Além disso, recebeu um segundo prémio do Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado Prémio Progresso em 2011 e Certificado de Mérito do Governo da RAEM de Macau em 2005, tendo recebido seis prémios na categoria de Prémio de Invenção Tecnológica dos Prémios de Ciência e Tecnologia de Macau desde 2012. O académico é também co-fundador da Digifluidic, a primeira empresa ‘start-up’ baseada na colaboração indústria-academia, que produz chips microfluídicos digitais e sistemas automatizados de análise de ácido nucleico para facilitar a triagem de segurança alimentar e detecção de doenças de baixo custo e rapidez.

      O Prémio Xplorer foi iniciado em 2018 pelo iniciador da Tencent Foundation, Ma Huateng, e 14 cientistas de renome, incluindo Chen Ning Yang, Rao Yi, Shi Yigong, Pan Jianwei e Xie Xiaoliang. Este ano, mais de 900 académicos de diferentes países e mais de 30 reitores de prestigiosas universidades participaram nos processos de indicação, recomendação e avaliação do Prémio Xplorer. Mais de 20 vencedores de prémios internacionais, incluindo o Premio Nobel, o Prémio Turing e a Medalha Fields, estiveram envolvidos apenas no processo de indicação.