Edição do dia

Quarta-feira, 5 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
29.9 ° C
31.9 °
29.9 °
79 %
6.7kmh
20 %
Qua
30 °
Qui
29 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Ho Iat Seng elogia desenvolvimento de Hengqin e espera acelerar integração de...

      Ho Iat Seng elogia desenvolvimento de Hengqin e espera acelerar integração de Macau  

      O Chefe do Executivo deu um balanço positivo ao desenvolvimento de um ano da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin, por ter alcançado “mudanças positivas quer a nível dos mecanismos institucionais e conceitos de pensamento da cooperação, quer nos serviços integrados a favor do bem-estar da população”, esperando que a próxima fase do trabalho nesta zona seja avançada com pensamento aberto e inovador e coragem, de forma a acelerar a integração de Hengqin e Macau.

      Realizou-se ontem a quarta reunião da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, presidida pelas co-chefias da Comissão de Gestão, nomeadamente, o Chefe do Executivo da RAEM e o governador da província de Guangdong, Wang Weizhong.

      Ho Iat Seng considerou que a cooperação entre os dois lugares em Hengqin foi “frutífera e significativa”, dado que a zona conta com cada vez mais elementos e características direccionadas a servir Macau, e o caminho de uma diversificação económica torna-se mais nítida.

      “A integração de Hengqin e Macau é um importante objectivo no desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada, direccionando as políticas referentes à gestão separada, à gestão financeira transfronteiriça, relaxamento das medidas especiais de acesso ao mercado e promover a liberalização das mercadorias, manter a elevada eficiência de circulação transfronteiriça de pessoas”, assegurou. O líder da RAEM espera ainda que seja estimulado o dinamismo dos quadros da comissão de Hengqin, elevando a proactividade das partes para melhorar o mecanismo de compartilha entre Guangdong e Macau.

      Já Wang Wezhong, governador da província de Guangdong, reiterou a posição firme na promoção da diversificação da economia de Macau, bem como na prestação de esforços para atrair mais capital, empresas e pessoas de Macau a servirem a construção da Grande Baía. O responsável manifestou esperança no desenvolvimento acelerado da indústria de medicina tradicional chinesa e das indústrais cultural, turística, de convenções e exposições, pretendendo acelerar a criação de um centro internacional de inovação científica e tecnológica na Grande Baía.

      Durante a viagem a Hengqin, o Chefe do Executivo realizou uma visita aos corredores de saída de veículos e as instalações de inspecção de veículos, participou na cerimónia de conclusão das principais obras das instalações de fiscalização e operações alfandegárias de controlo da “segunda linha” da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin, bem como a cerimónia de assinatura do memorando de cooperação para o desenvolvimento sinérgico de inovação tecnológica.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau