Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
25.8 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioDesportoMacau sem intenção de usar Ponte do Delta para eventos desportivos

      Macau sem intenção de usar Ponte do Delta para eventos desportivos

      Macau não tem intenção de utilizar a Ponte Gong Kong-Zhuhai-Macau para eventos desportivos, indicou o Instituto do Desporto ao PONTO FINAL. Hong Kong, recorde-se, está a planear a organização de uma meia-maratona para a Ponte do Delta.

       

      Hong Kong está a estudar a possibilidade de organizar uma meia-maratona para a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, em 2023. O PONTO FINAL tentou saber junto do Instituto do Desporto (ID) se Macau também pondera usar a Ponte do Delta para eventos desportivos ou se pretende associar-se à iniciativa da região vizinha, mas a resposta foi negativa.

      “O Instituto do Desporto não tem actualmente planos para organizar quaisquer eventos desportivos na Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau”, responderam as autoridades de Macau.

      As autoridades de Hong Kong indicaram há duas semanas que estão a estudar a viabilidade da realização desta corrida que, na primeira edição, será em exclusivo para corredores da região vizinha. Nos anos seguintes, o plano seria alargar a corrida a Macau e Zhuhai.

      Segundo uma notícia publicada no jornal South China Morning Post, os responsáveis da área do atletismo da região vizinha terão ainda de aguardar que as autoridades de saúde dêem luz verde à corrida devido às restrições de prevenção da epidemia.

      A primeira edição da meia-maratona terá lugar em Hong Kong, com “ambição a longo prazo de expansão para Zhuhai e Macau no futuro”, indicou a Hong Kong Association of Athletics Affiliates (HKAAA) e marca parceira Manulife. “É com grande prazer que nos associamos à Manulife Hong Kong para realizar esta primeira meia maratona na ponte HK-Zhuhai-Macau”, disse Kwan Kee, presidente da associação.

      A organização adiantou que estavam a ser elaborados os estudos sobre o planeamento, execução, viabilidade e capacidade logística para a organização de uma corrida do género. Para já, não foram dados mais detalhes.

      A ponte tem um comprimento total de 42 quilómetros, estendendo-se de Hong Kong a Macau e a Zhuhai, fazendo desta a mais longa ponte e travessia em túnel marítimo do mundo. A Ponte do Delta foi inaugurada em 2018.

      A Maratona Internacional de Macau comemorou no ano passado o seu 40.º aniversário, sendo que nos últimos anos, devido à pandemia, não contou com os maiores corredores a nível internacional, focando-se nos atletas do interior da China. Na prova do ano passado, que decorreu em Dezembro, os vencedores foram Yang Shaohui (masculinos) e Zhang Deshu (femininos).

      Este ano, a Maratona de Hong Kong ainda não está confirmada, ainda que a organização tenha apontado a sua realização para 20 de Novembro. A Maratona de Hong Kong realizou-se no ano passado em Outubro, depois de dois anos seguidos sem se realizar devido à pandemia.

       

      PONTO FINAL