Edição do dia

Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26.9 ° C
27.1 °
25.9 °
89 %
2.6kmh
20 %
Sex
28 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia Fortune 500 conta com 24 empresas da Grande Baía, mas nenhuma de...

      Fortune 500 conta com 24 empresas da Grande Baía, mas nenhuma de Macau

      Foi ontem divulgada a nova lista da Fortune Global 500, e 24 empresas da Grande Baía juntaram-se ao leque. Entre as 500 melhores empresas globais este ano, 17 empresas são de Guangdong, 7 de Hong Kong, mas nenhuma de Macau.

       

      No total, 24 empresas da Área de Grande Baía marcaram presença na lista das maiores empresas do mundo da Fortune Global 500, segundo o ranking elaborado anualmente e publicado pela revista norte-americana a 3 de Agosto. Segundo a publicação, 17 empresas de Guangdong e 7 de Hong Kong integram a lista, enquanto Macau não consta nas escolhas.

      Na última lista da Fortune Global 500 surgem duas novas adições de Shenzhen, nomeadamente a fabricante de automóveis BYD, classificada na 436.ª posição, e a operadora logística SF Express, classificada no 441.º lugar. Além disso, a China Electronics Corporation (CEC), cuja sede foi relocalizada de Pequim para Shenzhen em Dezembro do ano passado, aparece na lista este ano como uma empresa da Grande Baía.

      Este ano, nas empresas da Grande Baía pertencentes ao ranking da Fortune 500 encontra-se uma vasta gama de sectores como electrónica e componentes electrónicos, indústria transformadora, telecomunicações, electrodomésticos, banca e finanças, biofarmacêutica, imobiliário e Infraestruturas. Em particular, as indústrias manufactureira e de tecnologias de informação e electrónica foram as que mostraram as vantagens mais óbvias.

      Em torno da distribuição de cidades, 10 das listadas deste ano estão sediadas em Shenzhen, classificando-se em primeiro lugar na área da Grande Baía no que diz respeito à presença de empresas, seguindo-se Hong Kong (7), Guangzhou (4) Foshan (2) e Zhuhai (1).

      Em 2021, apesar de a economia global ter enfrentado aumentos acentuados de pressão descendente, a lista da elite das 500 maiores empresas do mundo em volume de negócios divulgada este ano revelou que 9 empresas da Grande Baía, designadamente, Tencent, Country Garden, China Merchants Group, Midea Group, China Taiping Insurance Group, Guangzhou Municipal Construction Group, Shenzhen Investment Holdings Company, Guangzhou Pharmaceuticals, Gree Electric Appliances, foram classificadas em posições mais altas do que no ano passado. O ranking da Guangzhou Municipal Construction Group subiu do 460.º lugar no ano passado para o 360.º posto este ano, tornando-a na empresa que subiu mais entre as empresas da Área da Grande Baía.

      De acordo com dados estatísticos, a receita combinada das empresas presentes na lista Fortune Global 500 deste ano foi de aproximadamente 37,8 biliões de dólares norte-americanos, um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior, representando o maior aumento na história da lista, equivalente a dois quintos do PIB mundial desse ano.

      O limite mínimo de venda para entrar no ranking também saltou de 24 mil milhões de dólares para 28,6 mil milhões de dólares. Com 145 empresas cotadas na Fortune Global 500 este ano, a China lidera a lista em termos do número de grandes empresas.

       

      PONTO FINAL