Hoje, as instituições bancárias vão abrir mais agências, anunciou um comunicado da Autoridade Monetária de Macau (AMCM). “Tendo em conta que o período de consolidação para prevenção epidemia continua a vigorar no dia 1 de Agosto de 2022 e, na sequência das comunicações desenvolvidas entre a Autoridade Monetária de Macau (AMCM) e a Associação de Bancos de Macau, os bancos de Macau vão abrir mais agências nesse dia, de modo a satisfazer as necessidades urgentes da generalidade do público no que respeita aos serviços financeiros”, indicam as autoridades.
O horário de expediente durante o dia de hoje continua a ser das 12h às 17h, e tendo isto em conta, os bancos afectarão os seus trabalhadores no sentido de possibilitar a abertura, nesse dia, de mais agências para prestação de serviços. Para o efeito, o público em geral pode contactar os bancos, solicitando informações relativas às agências abertas, aos tipos de serviços a prestar, bem com às exigências relativas à prevenção da epidemia.
A AMCM diz que exigiu aos bancos que observem as orientações de prevenção da epidemia estabelecidas pelo Serviços de Saúde, de modo a assegurar os trabalhos relacionados com o fluxo de atendimento dos clientes, incluindo a adopção de medidas como a distribuição de senhas, a utilização recomendada das máquinas de auto-atendimento, a criação de balcões especiais para idosos, entre outras, de modo a evitar a aglomeração de pessoas que permanecem nas instalações.
Por outro lado, hoje, as seguradoras e as sociedades gestoras de fundos de pensões continuam a prestar serviços limitados, dando apoio aos clientes no acompanhamento de determinados assuntos, através da marcação prévia de atendimento.
A AMCM diz também que já coordenou com o sector financeiro no que respeita aos preparativos sobre o eventual ajustamento dos serviços uma vez decorrido o período de consolidação. Nesse sentido, serão publicadas mais informações detalhadas acerca da lista das agências e dos tipos de serviços a prestar pelas mesmas, de acordo com as orientações de prevenção epidemiológica dos Serviços de Saúde.