Edição do dia

Terça-feira, 21 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.6 ° C
25.9 °
24.8 °
94 %
4.6kmh
40 %
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
24 °
Sex
27 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaLam Lon Wai pede criação de postos de trabalho para combate à...

      Lam Lon Wai pede criação de postos de trabalho para combate à epidemia

      Na reunião plenária de ontem da Assembleia Legislativa (AL), Lam Lon Wai afirmou que o surto na comunidade pode ser uma oportunidade para o Governo criar mais postos de trabalho relacionados com o combate epidémico.

      Na sua intervenção antes da ordem do dia, o deputado lembrou que a taxa de desemprego dos residentes está nos 4,4% e deverá continuar a aumentar. “O Governo deve lançar medidas de apoio ao emprego e, tendo em conta a actual situação epidémica e o ambiente de emprego, criar mais e diferentes postos de trabalho para apoiar os residentes, especialmente para os que concluíram nos últimos anos os seus estudos encontrem emprego”, afirmou.

      Sublinhando que o Governo deve garantir a prioridade dos residentes no acesso ao emprego, Lam Lon Wai assinalou que os testes em massa frequentes e com as várias zonas vermelhas e amarelas e ainda os hotéis de quarentena exigem “um grande número de trabalhadores para apoiar os respectivos trabalhos”.

      O deputado sublinhou que muitas associações, voluntários e funcionários públicos dos diversos serviços estão na linha da frente, ajudando a fazer o registo nos postos de testagem, mantendo a ordem, e apoiando o trabalho de subsistência nas zonas de código vermelho, como: apoio na inspecção dos residentes, distribuição de materiais de subsistência, desinfecção e despejo de lixo, entre outros, contribuindo para a prevenção da epidemia.

      “Em face da normalização da epidemia, os trabalhadores envolvidos têm de voltar aos seus postos de trabalho, para se regressar ao normal funcionamento da sociedade”, notou, propondo então que sejam criados postos de trabalho para combater a epidemia, como: pessoal para fazer o registo nos postos de testes de ácido nucleico, seguranças, empregados de limpeza, chefias nos postos de testes e distribuidores de materiais, por exemplo. Estes trabalhadores, propôs o deputado eleito pela via indirecta, poderão depois ser contratados pelas empresas para esses postos de trabalho, desenvolvendo também os trabalhos de prevenção da epidemia.