Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
25.8 ° C
25.9 °
24.9 °
89 %
3.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeRecrutados 27 técnicos para realização de testes

      Recrutados 27 técnicos para realização de testes

      A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) tem vindo, desde o início do mês, a emparelhar técnicos com as empresas que realizam os testes de ácido nucleico. Até agora, segundo as autoridades, já foram contratados 27 técnicos por parte das empresas. Por outro lado, a DSAL lançou no domingo uma plataforma online para o recrutamento destes técnicos.

       

       

      No início do mês, a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) começou a emparelhar o emprego dos técnicos de realização de testes de ácido nucleico com as empresas que realizam os testes. Segundo informações do organismo, até agora já foram recrutados 27 técnicos. A DSAL lançou no domingo uma plataforma online para o emparelhamento de emprego destes técnicos, com 200 vagas.

      De acordo com o jornal Ou Mun, as três empresas de recolha de amostras para testes de ácido nucleico contactaram, desde o início do mês, 76 candidatos qualificados, sendo que 29 deles foram entrevistados, resultando em 27 contratações. Destes, 18 são técnicos de recolha de amostras e sete são assistentes laboratoriais.

      Na plataforma online de registo de pedido de emprego para técnicos de amostragem, a DSAL está a recolher informações sobre os interessados para que depois sejam organizadas entrevistas online. A plataforma online esteve, durante o dia de ontem, em baixo devido ao tráfego gerado.

      A DSAL salienta que “acompanhará de perto as mudanças no mercado de trabalho, visando as indústrias e os tipos de emprego que mais recrutadores de emprego locais desejam encontrar, e reforçará a correspondência e a colocação no mercado de trabalho”. Citada pelo jornal Ou Mun, a DSAL reitera que “a prioridade e a continuidade do emprego deve ser assegurada aos trabalhadores locais se as vagas forem adequadas aos residentes locais”.

      Os Serviços de Saúde já esclareceram que os interessados devem ser profissionais de saúde com formação médica e que pertençam a uma das 15 categorias registadas. Por outro lado, os recém-licenciados que não têm registo poderão receber formação para exercer estas funções. Os salários dos assistentes de amostragem oscila entre 14 mil e 16 mil patacas. Já os técnicos têm um vencimento médio de 25 mil patacas por mês.

      O deputado Leong Sun Iok comentou o programa de recrutamento de técnicos e, ao jornal Ou Mun, salientou que, devido à pandemia, muitas clínicas locais encerraram, deixando desempregados vários profissionais de saúde. Por isso, com a maior frequência dos testes em massa, “deve ser dada prioridade à população local e deve também ser dada formação ao pessoal, de modo a garantir recursos humanos qualificados para a luta epidémica”.

      Na opinião do deputado ligado à Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), “é uma sorte” que tenha chegado a Macau uma equipa de 650 técnicos de recolha de amostras do interior da China. Ainda que queira dar prioridade para os locais nestes postos de trabalho, Leong Sun Iok disse “compreender a necessidade de assistência externa nesta situação de emergência”.