Para incentivar a vacinação dos mais velhos, Lo Choi In considera que o plano deverá comtemplar indivíduos com idade entre os 60 e os 64 anos. A deputada sustenta a sua ideia com a realidade nas cidades vizinhas de Zhuhai e Hong Kong, onde os idosos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos “são abrangidos por benefícios”. O kit de apoio em vigor pode ser levantado até 30 de Junho.
No sentido de aumentar a taxa de vacinação contra a Covid-19 no território, as autoridades devem alargar o âmbito do kit de apoio aos idosos aos indivíduos com idade entre os 60 e os 64 anos, defende a deputada Lo Choi In numa interpelação escrita ao Governo da RAEM.
Depois de divulgado o projecto de distribuição de kits de apoio ao combate à epidemia para idosos, a parlamentar acredita que o mesmo deverá abranger ainda mais pessoas. Recorde-se que o referido projecto contempla a atribuição de vouchers até 250 patacas aos idosos que tenham completado 65 anos e tenham recebido duas doses da vacina contra a Covid-19, mas a deputada vai mais longe e pede que as pessoas com idade compreendida entre os 60 e 64 anos também tenham acesso a esse incentivo. “O projecto obteve ampla participação e reconhecimento da população e reforçou, de forma mais eficaz, a iniciativa dos idosos em vacinar-se”, notou a também presidente da Associação de Desenvolvimento dos Serviços Sociais de Macau-Guangdong.
A deputada agarra-se aos dados divulgados pelos Centros de Protecção da Saúde das regiões vizinhas para sustentar a sua ideia. “Mais de 90% das mortes na última onda da pandemia envolveram idosos a partir dos 60 anos, o que demonstra que os idosos continuam a ser a prioridade na prevenção da epidemia”.
Lo Choi In lembra que o projecto de distribuição de kits de apoio ao combate à epidemia para idosos “visa incentivar os idosos a vacinarem-se, cuidar da saúde dos idosos, e divulgar a tradição chinesa de respeito e amor aos idosos, para se construir em conjunto uma barreira comunitária para prevenção da pandemia, mas falta incentivo e carinho para com os idosos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos”. “Os benefícios relativos às tarifas com os transportes são alvo de críticas da população, por não abrangerem os idosos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos, e olhando à volta de Macau, verifica-se que, nas cidades vizinhas de Zhuhai e Hong Kong, todos os residentes a partir dos 60 anos são abrangidos pelos benefícios em causa, portanto, há que alterar critérios”, sugeriu.
Mais, a parlamentar acredita que o enquadramento legal vigente em Macau demonstra que existe fundamento para estender os benefícios em causa a outras faixas etárias. “Os serviços competentes, atentos às preocupações da população, reduziram para 60 anos a idade para a atribuição da pensão para idosos, uma medida que demonstra o carinho do Governo para com os idosos da RAEM”, notou.
Actualmente, Macau tem 90% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Contudo, a baixa taxa de vacinação a partir dos 60 anos ainda é considerada pelas autoridades como preocupante, ainda mais porque os mais velhos são considerados grupo de risco. A iniciativa, organizada pela Fundação Macau, Serviços de Saúde e Instituto de Acção Social, soma-se aos apelos das autoridades para que a população mais velha seja vacinada. O kit de apoio pode ser levantado até 30 de Junho.
PONTO FINAL