Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) alertaram ontem para a possibilidade de passagem de uma tempestade tropical no próximo fim-de-semana. Segundo as autoridades, uma tempestade tropical está a formar-se perto das Filipinas, mas ainda existem variáveis no seu desenvolvimento e trajectória. Nos próximos dias, é esperado que a alta subtropical recue, gradualmente, para Leste.
“Uma vasta área de baixa pressão localizada próximo das Filipinas está a desenvolver-se e espera-se que entre no Mar do Sul da China, a meio desta semana. No entanto, ainda existem variáveis no desenvolvimento e trajectória da área de baixa pressão”, explica um comunicado dos SMG, que acrescenta que a probabilidade de formação desta área de baixa pressão para uma tempestade tropical é alta e espera-se que se desloque para as regiões costeiras entre Guangdong e Fujian durante o fim-de-semana.
Segundo as autoridades, mesmo que esta vasta área de baixa pressão não se desenvolva para uma tempestade tropical, o tempo em Macau vai passar a muito nublado com aguaceiros e trovoadas e o vento vai intensificar-se progressivamente durante o fim-de-semana.
Por outro lado, os SMG avisam também que o tempo vai continuar quente nos próximos dias devido à influência de uma alta subtropical. O tempo em Macau tem sido muito quente nos últimos dias, com temperaturas altas registadas entre os 34-35 graus Celsius em algumas zonas. De acordo com as previsões dos SMG, até quinta-feira o tempo vai continuar muito quente. “Com o início da nova ronda de testes aos ácidos nucleicos, os cidadãos, para além de se dedicarem à luta contra a epidemia, devem tomar as devidas medidas de prevenção e, em tempo oportuno, beber mais água”, aconselham as autoridades.