Edição do dia

Domingo, 19 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26 ° C
26.9 °
25.9 °
73 %
6.7kmh
20 %
Sáb
25 °
Dom
24 °
Seg
24 °
Ter
26 °
Qua
24 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaTaxa de desemprego cai para os 3,4%

      Taxa de desemprego cai para os 3,4%

      A taxa de desemprego global em Macau caiu 0,1 pontos percentuais para os 3,4% entre Março e Maio. A taxa de desemprego exclusiva dos residentes também diminuiu 0,1 pontos percentuais para os 4,4%, indicou a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). A taxa de subemprego, por sua vez, subiu 0,4 pontos percentuais.

       

      A taxa de desemprego global de Macau fixou-se, entre Março e Maio, nos 3,4%, registando uma queda de 0,1 pontos percentuais em comparação com o período entre Fevereiro e Abril deste ano. De acordo com os resultados do inquérito ao emprego divulgados na sexta-feira pela Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC), a taxa de desemprego dos residentes locais também diminuiu 0,1 pontos percentuais para os 3,4%. A DSEC diz também que a taxa de subemprego correspondeu a 3,4%, crescendo 0,4 pontos percentuais.

      Em comparação com o período de Março a Maio do ano passado, a taxa de desemprego cresceu 0,4 pontos percentuais no período em análise, enquanto que as taxas de subemprego e de actividade desceram 0,8 e 0,6 pontos percentuais, respectivamente.

      De acordo com o organismo, entre Março e Maio, a população activa que vivia em Macau totalizou 377.600 pessoas e a taxa de actividade foi de 68,3%. A população empregada fixou-se em 364.800 pessoas e o número de residentes empregados atingiu 275.900 pessoas, menos 5.600 e 2.900, respectivamente, em comparação com o período entre Fevereiro e Abril.

      A DSEC diz também que, em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que o número de empregados dos hotéis, restaurantes e similares decresceu face ao período anterior, porém, o número de empregados do sector do jogo aumentou.

      Já a população desempregada era composta por 12.800 pessoas, menos 500 face ao período transacto. A DSEC destaca que, de entre os desempregados à procura de novo emprego, a maioria trabalhou anteriormente no sector do jogo e no ramo da construção. Além destes, o número de desempregados à procura do primeiro emprego representou 6,6% do total da população desempregada, aumentando 0,4 pontos percentuais, face ao período precedente.

      A população subempregada fixou-se em 12.700 pessoas, mais 1.100, em relação ao período anterior, salienta-se que a maior parte da população subempregada pertencia ao ramo de actividade económica das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos e ao ramo da construção.

      Segundo vários economistas, a taxa de desemprego tem tendência para aumentar ao longo dos próximos meses devido ao eventual encerramento de alguns casinos-satélite, à chegada ao mercado dos recém-licenciados e a crise provocada pela pandemia. Um inquérito realizado pela Associação de Nova Juventude Chinesa de Macau indicou que quase 95% dos recém-licenciados sentem dificuldades para encontrar emprego. A questão do emprego tem preocupado os deputados à Assembleia Legislativa (AL), que, mesmo antes do surto em Macau, pediam ao Governo medidas para mitigar a situação.

       

      PONTO FINAL