Edição do dia

Sábado, 1 de Outubro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26.9 ° C
26.9 °
24.9 °
89 %
3.6kmh
20 %
Sex
27 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Scopio Images lança livro sobre pandemia de Covid-19 com fotografias de Macau

      Scopio Images lança livro sobre pandemia de Covid-19 com fotografias de Macau

      A plataforma de fotografia NFT vai apresentar, em Nova Iorque, o livro “The Year Time Stopped: The Global Pandemic in Photos”. A obra, com cerca de 200fotografias de todo o mundo, terá também algumas imagens do território. Na plataforma Amazon, o livro está em primeiro lugar nas categorias de “novo lançamento” e “novo lançamento em fotografia e exposições”.

      A plataforma NFT Scopio Images, considerada a maior biblioteca online de fotografias “autênticas e originais” prepara-se para lançar, hoje, dia 22 de Junho, pelas 18h (hora na zona de tempo oriental – EST), em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, o livro “The Year Time Stopped: The Global Pandemic in Photos” e uma exposição com as melhores fotografias que compõe o livro que tem chancela da editora Harper One, da Harper Collins.

      Trata-se de uma obra sobre a pandemia que tem vindo a assolar o mundo nos últimos dois anos, com especial impacto para 2020, o primeiro ano da doença. “Uma história visual deslumbrante e inesquecível que captura a resposta do mundo aos grandes eventos que definiram 2020, com especial destaque para a pandemia de Covid-19 e para os movimentos abrangentes por justiça racial e social. Este livro mudará a nossa perspectiva sobre os acontecimentos históricos ocorridos durante o ano de 2020”, refere a plataforma em nota de imprensa.

      O evento do lançamento está inserido no Scopio Festival,que terá ainda diversas conversas e palestras com profissionais das mais diversas áreas da fotografia, com especial enfoque no fotojornalismo e da fotografia documental. Ao longo do nosso festival, mais de 40 fotógrafos e artistas discutirão temas que lhes interessam e questões sociais em que estão envolvidos.No dia do encerramento do evento, a 27 de Junho, será atribuído um prémio para o melhor fotógrafo.

      A obra foi compilada por Christina Hawatmeh e Nour Chamoun, fundadoras da Scopio Images, que “observaram cuidadosamente o arquivo da plataforma”, tendo ainda convidado diversos autores extra-plataforma a participarem, fazendo um upload de algumas imagens na Scopio. Foi o caso do fotojornalista do PONTO FINAL, Gonçalo Lobo Pinheiro, que assim vê duas das suas fotografias captadas em 2020 impressas no livro que agora é lançado.

      Representando fotógrafos de todo o mundo, o livro “The Year Time Stopped: The Global Pandemic in Photos” procura capacitar-nos e dar crédito às circunstâncias extraordinárias que mudaram o nosso mundo. As 200 imagens desta impressionante colecção visual são indeléveis, apaixonadas e inesquecíveis. Juntas, são um testemunho singular desse tempo sem precedentes”, refere ainda a Scopio Images.

      Ao mesmo tempo, a plataforma está a promover uma experiência audiovisual com o testemunho de alguns dos fotógrafos que participaram no livro. Mais de 80 novos episódios estão a ser publicados no podcast “The Authentic Photographer”. A Scopio Images fez uma parceria com mais de 100 fotógrafos em ascensão em mais de 100 cidades para que estes falassem da sua experiência. O podcast será dividido em diversos capítulos de onde se destacam “Creativity Unleashed”, “Love and Togetherness”, “Signs of Change”, “Distancing Together”ou “Raise Your Fist To…”. “Tratou-se de um esforço corajoso fazer esta curadoria e transformar este livro histórico numa obra de arte audiovisual”, constataram Nour Chamoun e Christina Hawatmeh, as fundadoras da Scopio Images, citadas pelo mesmo comunicado de imprensa.

      PONTO FINAL

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau