Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeHengqin quer detectar e rastrear consumidores de medicamentos antipiréticos

      Hengqin quer detectar e rastrear consumidores de medicamentos antipiréticos

      Em resposta à situação epidémica emergente em Macau, as autoridades de Hengqin decretaram medidas para identificar e localizar os compradores ou utilizadores de alguns medicamentos, incluindo os mais utilizados no tratamento sintomático de síndromes gripais e constipações.
      A partir de ontem, a aquisição de medicamentos em Hengqinserá submetida ao registo de nome e à apresentação de certificado de teste do ácido nucleico. Segundo a Direcção dos Serviços de Assuntos Comerciais da Zona de Cooperação Aprofundada, todas as farmácias que se encontrem em Hengqin só podem vender os produtos farmacêuticos referidos na “Lista de medicamentos sujeitos ao registo de nome de adquirente durante a epidemia” a quem detenha o comprovativo de resultado negativo do teste de ácido nucleico para a Covid-19 realizado em menos de 48 horas.

      De acordo com a medida, os estabelecimentos que se dedicam à comercialização de medicamentos têm quefotografar e arquivar a cópia do certificado ou de comprovativo de teste do ácido nucleico de quem compra ou usa determinados fármacos, sendo obrigados a registar e inserir os nomes e os contactos do comprador no Sistema Inteligente da Supervisão e Administração Farmacêutica da Província de Guangdong, aquando do exercício de venda de produtos farmacêuticos.

      A regulação e a fiscalização da venda de produtos farmacêuticos disponíveis na plataforma digital devem ficaruniformizadas com as lojas físicas. Quanto aos produtos farmacêuticos encomendados online, é permitido o seulevantamento na loja e são proibidas entregas ao domicílio.

      A medida entrou ontem em vigor e manter-se-á vigente até ao levantamento das medidas de encerramento, controlo e prevenção, e será ajustada pelas autoridades de Zhuhai em resposta à situação epidémica na região vizinha.

      A “Lista de medicamentos sujeitos ao registo de nome de adquirente durante a epidemia compreende 20 medicamentos tradicionais chineses e 17 produtos farmaquímicos, incluindo os medicamentos mais frequentemente usados no tratamento sintomático de síndromes gripais e constipações, dores ligeiras a moderadas, tais como Ibuprofeno, Paracetamol, Aspirina e Metamizol.