Edição do dia

Quinta-feira, 30 de Junho, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
26.9 ° C
31 °
26.9 °
94 %
5.1kmh
40 %
Qui
28 °
Sex
29 °
Sáb
28 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Ho Iat Seng sublinha que é necessário quebrar a cadeia de propagação...

      Ho Iat Seng sublinha que é necessário quebrar a cadeia de propagação comunitária

      Num comunicado de imprensa divulgado pelo Governo ontem à tarde, o Chefe do Executivo Ho Iat Seng ressalvou a necessidade de quebrar a cadeia de disseminação comunitária com a maior brevidade possível, em consideração da concentração e da origem desconhecida dos casos confirmados de Covid-19.

       

      Vinte e um casos foram confirmados apenas em 12 horas,sem se ter identificado a fonte de infecção. Tendo ficado a par das situações referente à evolução da nova ronda de surto e feito orientações pertinentes aos serviços públicos, o Chefe do Executivo, Ho Iat Seng, destacou a urgência de cortar a cadeia de transmissão comunitária, reiterando que a segurança dos cidadãos de Macau é a prioridade.

      Após o conhecimento do andamento dos trabalhos e de se ter deslocado ontem aos diferentes postos de realização de teste de ácido nucleico, o Chefe do Executivo frisou que este surto teve um surgimento súbito e uma propagação rápida, afirmando que as autoridades activaram de imediato o plano de prevenção e controlo contra a epidemia baseado em categorias e zonas de acordo com o nível de risco, e avançaram para a pesquisa epidemiológica de forma célere. Realçou ainda que todos os indivíduos que se encontram no território serãosubmetidos à obrigatoriedade de testagem massiva de ácido nucleico no período compreendido entre as 12h de 19 de Junho e as 12h de 21 de Junho.

      Até às 17h ontem foram detectados 21 casos positivos no território, segundo as autoridades. O líder do Governo disse acreditar que o número de casos confirmados irá estar “em trajectória ascendente, e referiu ainda que os serviços de prevenção e de controlo da epidemia já estão a efectuar os trabalhos de teste e de rastreio de pessoas de contacto próximo com os indivíduos infectados. Tendo em conta que as fontes de infecção ainda são desconhecidas, o Chefe doExecutivo apelou à colaboração dos residentes e dos comerciantes de lojas com o intuito de prevenir uma crise de saúde pública. Além dos estabelecimentos ligados à prestação dos serviços essenciais para a vida de população, os restantes deverão suspender temporariamente o seu funcionamento, referiu a nota do Executivo.

      Nas orientações dadas pelo Chefe do Executivo aos serviços foi assinalado que, para além de garantir a realização das pesquisas epidemiológicas em prol da segurança da comunidade, deve ainda assegurar-se a estabilidade do abastecimento de alimentos frescos e vivos em resposta à necessidade básica de população. Ho Iat Seng considera que o território já acumulou alguma experiência no combate àepidemia, com planos de contingência, acreditando que, com a colaboração conjunta entre os serviços públicos e a comunidade, poder-se-á vencer esta luta.

      PONTO FINAL