O departamento de Línguas e Cultura da Faculdade de Artes (FAH) e Humanidades da Universidade de São José (USJ) vai lançar, no próximo dia 30 de Maio, das 19h às 20h, a plataforma digital de aprendizagem “Português à Vista”.
Trata-se de um projecto financiado pelo Fundo do Ensino Superior do Governo da RAEM, o qual disponibiliza um conjunto de materiais didácticos audiovisuais, com vista a apoiar o ensino e a aprendizagem do Português língua segunda/estrangeira em Macau. “Para o desenvolvimento dos materiais didácticos foram utilizados conteúdos audiovisuais de vários géneros, como documentários, videoclipes, curtas-metragens e notícias, muitos dos quais sobre Macau e os países de língua oficial portuguesa”, pode ler-se no comunicado de imprensa divulgado pela instituição de ensino superior, que ainda acrescenta que, no total, “são 100 vídeos e centenas de propostas de actividades que visam desenvolver concretamente a competência da compreensão do oral, assim como a literacia visual”.
Com o projecto “Português à Vista”, “procura-se assim responder à importância crescente da tecnologia no domínio do ensino de línguas, contribuindo com a apresentação de soluções tecnológicas avançadas e inovadoras”.
A USJ relembra ainda que colaboraram no projecto várias entidades, desde produtores a canais televisivos, passando por organismos de cooperação multilateral. “Na sessão de lançamento, serão apresentados os objectivos e as principais etapas do projecto, assim como a estrutura e as funcionalidades da plataforma de aprendizagem. Além disso, serão dados a conhecer os princípios que presidiram ao desenvolvimento dos materiais didáticos, através de exemplos práticos de actividades presentes na plataforma”.
A apresentação do lançamento estará a cargo do director da FAH, Carlos Sena Caires, sendo que a apresentação da plataforma é da responsabilidade do professor João Paulo Pereira, mentor do projecto.
João Paulo Pereira é professor da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José. Detém um Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, pela Universidade Nova de Lisboa, e encontra-se a fazer o Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global. É investigador no CHAM – Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre outras coisas.