Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
89 %
6.7kmh
20 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade UM realiza conferência académica internacional para promover o diálogo interdisciplinar

      UM realiza conferência académica internacional para promover o diálogo interdisciplinar

      O Instituto de Estudos Avançados em Humanidades e Ciências Sociais (IAS) da Universidade de Macau (UM) realizou recentemente a II Conferência Anual do IAS com o tema “O Poder da Verdade: Um Diálogo entre Disciplinas”. O evento atraiu académicos de várias universidades mundiais, incluindo Universidade de Stanford, Universidade de Oxford, Universidade de Cambridge, Universidade de Edinburgo, Universidade de Tsinghua, Universidade de Peking, Universidade de Fudan e Universidade de Zhejiang, que trocaram ideias com académicos do instituto sobre diferentes tópicos interdisciplinares em áreas como literatura e cultura, história e sociedade, ciência e tecnologia, economia e direito, bem como medicina e saúde, anunciou a UM em comunicado.

      No seu discurso, o reitor Yonghua Song afirmou que a conferência “forneceu uma plataforma interdisciplinar para que académicos de diferentes origens se envolvessem em discussões aprofundadas sobre a ‘verdade’ no contexto cultural chinês, contexto global, contexto de mercado e contexto local de Macau”. O mesmo responsável acrescentou ainda que “os académicos também discutiram temas relacionados com a ‘verdade’ trazida pela ciência, tecnologia e epistemologia”.

      A conferência de três dias incluiu um total de oito palestras e nove painéis de discussão. Em torno do tema central da ‘verdade’, os participantes exploraram a sua definição em três contextos diferentes, nomeadamente um contexto global, o contexto cultural chinês e o contexto local de Macau. Os académicos também discutiram uma ampla gama de assuntos, incluindo os do passado e do presente, bem como na China e no exterior, o que ajudou a facilitar a integração e a comunicação de diferentes disciplinas.

      Os palestrantes apresentaram ainda as suas últimas descobertas de investigação sobre tópicos importantes em disciplinas como idioma e tradução, finanças e mercados, aplicações de inteligência artificial, pesquisa marítima do leste asiático e reforma e mudanças nos direitos à terra. Alguns dos estudos envolveram pesquisas locais que contribuíram para a construção da área da Grande Baía, como o estudo do ambiente educacional em Hong Kong, Macau e Taiwan, a história jurídica de Macau e a narrativa musical de canções em Macau.

      Alguns palestrantes também discutiram problemas de saúde mental no contexto da Covid-19, espaço público e comunicação de massa, contemporaneidade literária e outras questões sociais que são de preocupação geral. O evento combinou elementos online e presenciais e recebeu mais de 700 visualizações na Internet.

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau