Edição do dia

Domingo, 19 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
83 %
6.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeMUST comemora Dia Mundial da Segurança Alimentar com diversas actividades

      MUST comemora Dia Mundial da Segurança Alimentar com diversas actividades

      Os alunos da licenciatura de Ciências da Alimentação e Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) estão a preparar uma série de actividades para o dia de amanhã, 19 de Maio, no sentido de comemorar o Dia Mundial da Segurança Alimentar que se celebra a 7 de Junho em todo o mundo. “Preparámos uma série de actividades. Vamos entrevistar alunos da nossa escola e residentes de Macau. Fizemos ainda diversos produtos de promoção ao Dia Mundial da Segurança Alimentar, bem como algumas sacolas de pano, pastas com logomarcas. Pretendemos ainda distribuir panfletos para as pessoas naquele dia e também convidaremos professores a gravarem vídeos, no dia 20 de Maio, a explicar o que significa esse dia”, começou por dizer ao PONTO FINAL Alice Xu, uma das alunas que está na organização do evento.

      A MUST, que este ano comemora 22 anos de existência, apadrinhou “naturalmente” a iniciativa estudantil, que é aberta a toda a comunidade. “Teremos também uma máquina colocada na sala P26 da universidade. A máquina chama-se ‘Inbody’ e pode realizar análises de composição corporal”, referiu Alice Xu.

      A iniciativa surge quase um mês antes do Dia Mundial da Segurança Alimentar. Alice Xu explica-nos porquê. “Precisamos de tempo para editar e classificar os vídeos e materiais de entrevista gravados. Ao mesmo tempo, teremos os exames finais de 23 a 31 de Maio e não haverá tempo para tratar desse material. Vamos publicar uma informação e um clipe da entrevista na nossa conta oficial do Wechat, com tudo editado, no dia 7 de Junho”, explicou a aluna, que não perdeu a oportunidade de exortar os nossos leitores: “Espero que todos prestem atenção à segurança alimentar todos os dias.”

      Recorde-se que Macau tem uma Lei de Segurança Alimentar desde 2013 que regula a supervisão e gestão, as medidas de prevenção, o controlo e tratamento de riscos e os mecanismos de tratamento de incidentes no âmbito da segurança alimentar, tendo em vista garantir a saúde e a segurança da vida das pessoas.

      Cabe ao Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) a fiscalização do cumprimento da lei, sendo que as entidades públicas e privadas têm o dever de colaborar com o instituto sempre que este o solicite, no exercício das suas funções de fiscalização. Os Serviços de Saúde, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) e a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) estão sujeitos ao dever especial de colaboração com o IAM, nos âmbitos da definição dos critérios de segurança alimentar, inspecção e análise.

      Proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, o Dia Mundial da Segurança Alimentar celebra-se anualmente a 7 de Junho e tem por objectivo alertar para a importância da segurança alimentar desde a produção do alimento ao seu armazenamento e consumo, a fim de evitar danos para a saúde humana. Na edição deste ano, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) pretende “chamar a atenção e inspirar acções para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade económica, produção agrícola, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável”.

       

      G.L.P.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau