Edição do dia

Segunda-feira, 16 de Maio, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
19.9 ° C
20.5 °
19.9 °
88 %
6.7kmh
40 %
Seg
21 °
Ter
24 °
Qua
25 °
Qui
25 °
Sex
26 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia CPTTM e Alibaba querem apostar na formação em tecnologia ‘Cloud’

      CPTTM e Alibaba querem apostar na formação em tecnologia ‘Cloud’

      Um acordo de cooperação assinado entre o Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau e aAlibaba Cloud, realizado ontem, tem o objectivo de promover a formação de talentos no ramo da tecnologia da Computação em Nuvem.

       

      O Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau (CPTTM) e a Alibaba Cloud (Macau) Limitada assinaram ontem um acordo de cooperação no âmbito daformação e serviço de certificação, com o intuito de “cultivarmais quadros qualificados locais na área tecnológica”.

      A computação em nuvem (‘Cloud’) é uma tecnologia que permite acesso remoto a software, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet, sintetizada pelo poder de utilizar recursos de tecnologia informática através da computação, bancos de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados, em qualquer lugar e independente da plataforma, sem ter que se investir em equipamento.

      “Após a assinatura do acordo de cooperação, a Alibaba Cloud vai fornecer ao CPTTM recursos pedagógicos, incluindo materiais didácticos e instrutores. Por sua vez, o CPTTM,através dos seus anos de experiência na aposta em formação, vai providenciar a coordenação e divulgação da oferta formativa, disponibilizar instalações para execução dos programas educativos e exames de certificação relativos à tecnologia de computação em nuvem”, afirmou Alan Au, gerente do Departamento de Sistema Informático e Tecnologia do CPTTM, na cerimónia de assinatura do acordo.

      Na sessão de apresentação, o responsável revelou ainda que, quanto aos futuros planos de formação, o CPTTM vaiorganizar em Junho um curso de computação em nuvem sob a égide da Alibaba Cloud. No terceiro e quarto trimestres deste ano, o CPTTM pretende oferecer cursos de segurança em nuvens digitais e de megadados, coordenados pela Alibaba Cloud, a fim de formar os quadros técnico-profissionais locais no domínio da computação em nuvem. No próximo ano, a instituição considerará a oferta de cursos sobre Inteligência Artificial e Internet das Coisas baseados na plataforma Alibaba Cloud em resposta à procura, referiu Alan Au.

      Para Victoria Alexa Kuan Chan, directora do CPTTM, aAlibaba Cloud é um grande prestador de serviços bem estabelecido no campo da computação em nuvem”, “fornecendo serviços seguros e fiáveis com tecnologia de nuvem às empresas privadas, entidades públicas e organizações em muitos países e regiões no mundo”.

      A dirigente defende que “a infraestrutura da cidade inteligente de Macau também depende dos centros de computação em nuvem e da aplicação de tecnologias de nuvem”, frisando que, “numa era pós- pandémica, a transformação digital das empresas tornou-se numa grande tendência. A tecnologia de inteligência artificial e a análise de megadados de diferentes sistemas informáticos vão envolver a aplicação de serviços em nuvem. Só os quadros técnico-profissionais qualificados que são capazes de dominar as técnicas relevantes poderiam tirar partido das oportunidades iniciais, frisou ainda a directora do CPTTM.

      PONTO FINAL