Edição do dia

Quinta-feira, 18 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
25.9 ° C
27.1 °
25.9 °
94 %
6.2kmh
75 %
Qua
28 °
Qui
30 °
Sex
31 °
Sáb
29 °
Dom
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política DSEDJ atenta ao impacto da baixa taxa de natalidade

      DSEDJ atenta ao impacto da baixa taxa de natalidade

       

      Numa interpelação escrita apresentada por Ho Ion Sang, o deputado ligado à União Geral das Associações dos Moradores de Macau (UGAMM) mostrou-se preocupado com a dificuldade de escolas na admissão de alunos face à crescente baixa taxa de natalidade, defendendo que o Executivo deve aperfeiçoar o plano educativo para as escolas poderem fazer uma melhor preparação nos seus planos de admissão de alunos. Quanto aos jardins de infância, Ho Ion Sang considera que o Governo pode definir os limites máximos e mínimos de alunos por turma conforme o ambiente e o espaço das salas de aula, esperando que as autoridades prestem apoios às escolas que têm falta de alunos.

      No âmbito da redução do emprego nos jardins de infância, o legislador pede que o Executivo antecipe a optimização da proporção de educadores por turma ou à reforma das suas funções, para melhorar a qualidade do ensino e assegurar a estabilidade da equipa docente. Além disso, Ho Ion Sang ressaltou também a importância da formação contínua dos docentes do ensino infantil.

      Em resposta à interpelação, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) liderada por Kong Chi Meng frisou que o organismo “tem vindo a acompanhar de perto o impacto faseado das alterações verificadas nos últimos anos na taxa de natalidade na procura de vagas do ensino não superior”, destacando a flexibilidade da política adoptada. A DSEDJ apontou que o rácio turma/professor no ensino infantil aumentou de 1:1,6 para 1:2,2 nos últimos dez anos, o que atingiu os objectivos definidos, afirmando ainda que as autoridades organizaram oito sessões das acções de formação em quatro anos, contando no total com mil participações.

       

      D.C.