Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
24 ° C
24.9 °
23.9 °
100 %
2.6kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeSeis barcos de pesca destruídos em incêndio no Porto Interior

      Seis barcos de pesca destruídos em incêndio no Porto Interior

      Um incêndio destruiu seis barcos de pesca ontem à noite no Porto Interior, perto do Hotel Sofitel. Segundo as autoridades, os barcos em causa não tinham tripulantes, sendo que a causa do incêndio está ainda por apurar.

      Devido à aproximação do período de defeso, em que as actividades de pesca se encontram suspensas por três meses, os barcos de pesca regressaram ao Porto Interior, e ontem estavam atracadas mais de dez embarcações.

      Citada pelo Jornal Ou Mun, a directora dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA), Susana Wong, explicou que o organismo detectou o incidente entre as 18h e as 19h, e o fogo espalhou-se rapidamente, alastrando-se até pelo menos seis embarcações. Susana Wong referiu que as autoridades fizeram o possível durante o resgate, mas que o processo foi difícil devido a seis explosões, o que fez com que as chamas se espalhassem. Além disso, o incêndio ocorreu na altura em que a maré estava baixa, complicando ainda mais as operações de resgate.

      Já o Comandante do Corpo de Bombeiros (CB) revelou que um homem de 36 anos, que se encontrava no Cais de Sampanas Sul e se apresentou como proprietário de um dos barcos, foi encaminhado para o Centro Hospitalar Conde de São Januário por instabilidade emocional devido à ocorrência.

      De acordo com as informações divulgadas, a DSAMA, o CB e os Serviços de Alfândega despacharam cerca de 20 barcos, 16 ambulâncias e mais de 200 agentes para ajudarem no resgate. Durante as operações, alguns proprietários de barcos tentaram salvar as suas embarcações, mas foram impedidos pelas autoridades.

      A responsável da DSAMA salientou que o organismo já tinha apelado aos pescadores para que enviassem pessoal para inspeccionar os barcos de modo a prevenirem eventuais fogos e para que pudessem cortar os cabos que ligam as embarcações para as separar em caso de incêndio.

      O incidente causou uma grande quantidade de fumo que se tornou visível ao longe. A situação foi controlada por volta das 22h de ontem, apesar de o fumo ter perdurado. O presidente da Associação de Auxílio Mútuo de Pescadores de Macau, Chan Meng Kam, também esteve no local para se inteirar da situação do incidente. O serviço de ligação marítima entre o Porto Interior e Zhuhai foi suspenso temporariamente devido ao incêndio.