A Mitsubishi Heavy Industries recebeu uma proposta de contrato do Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estruturas (GDI) para ficar a cargo das extensões do Metro Ligeiro na Taipa, Barra, Hengqin e Seac Pai Van, anunciou a empresa em comunicado de imprensa.
O grupo tem a seu cargo todo o sistema de Metro Ligeiro de Macau, exceptuando a construção das estações e outras obras de engenharia civil.
Sem divulgar o valor total do contrato, a Mitsubishi cuidará de todo o sistema, incluindo sinalética, sistemas de comunicação, instalações de fornecimento de energia, construção de trilhos, portas de plataforma e máquinas de tarifa.
Já é público que o material circulante previsto para as linhas é de 110 vagões Automated Guideway Transit, entretanto entregues para a Linha da Taipa. Esta linha – único troço do sistema de transporte em funcionamento – inclui 11 estações ao longo de 9,3 quilómetros, com a extensão da Barra a ligar a linha da Taipa à península de Macau através de uma linha de 3,4 quilómetros, enquanto a extensão de Seac Pai Van incluirá duas estações mais expansão da estação de transferência, cobrindo 1,3 quilómetros e servindo a área de habitação pública e o futuro Complexo Hospital das Ilhas.
A linha de Hengqin que liga Macau à ilha vizinha terá apenas 2,2 quilómetros – sendo 900 metros em túnel submarino – e duas estações, uma de cada lado do canal de água. “A Mitsubishi também recebeu um contrato de manutenção de revisão do material circulante por cinco anos a partir do início das operações e continuará a apoiar as operações estáveis do LRT de Macau”, revelou ainda a empresa japonesa.
Recorde-se que s autoridades locais concederam um contrato de 938,6 milhões de patacas à China Road And Bridge Corporation para a construção da linha Seac Pai Van, com trabalhos preparatórios já em andamento.
De acordo com informações do Gabinete de Desenvolvimento de Infraestruturas (GDI), a conclusão da construção principal da linha Seac Pai Van está prevista para Dezembro de 2023. Já as obras da linha de extensão a Hengqin, no valor de 3,46 mil milhões de patacas, foram iniciadas em Março do ano passado e estão previstas para serem concluídas em 2024. Por fim, as obras da extensão à Barra deverão estar concluídas ainda este ano, um projecto orçado em 1,1 mil milhões patacas.