Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioGrande ChinaPanzhiga, na China remota, torna-se “aldeia Tesla”

      Panzhiga, na China remota, torna-se “aldeia Tesla”

      Cai Run, o primeiro proprietário de um Tesla na aldeia, provocou uma revolução. Hoje existem mais de 30 veículos eléctricos Modelo Y da marca norte-americana naquela aldeia montanhosa da província de Yunnan. A Tesla iniciou as entregas do Model Y, construído na sua fábrica de Xangai, em Janeiro deste ano, e o modelo vendeu 16.358 unidades no país logo no primeiro mês.

       

      Desenganem-se os que pensam que Macau tem muitos Tesla per capita. A aldeia de Panzhiga, na zona montanhosa da província de Yunnan, tem mais de 30 veículos eléctricos da marca norte-americana a circularem pelas suas ruas estreitas e sinuosas. A culpa de tal situação deve-se a Cai Run, o primeiro habitante da localidade a comprar um Modelo Y.

      Apenas pouco mais de 4000 habitantes, Panzhiga é uma pacata aldeia montanhosa que era até hoje conhecida por causa do grande canhão do rio Nizhu. Contudo, desde Março que passou a ser também notada porque uma grande parte dos seus habitantes circulam em carros eléctricos Tesla Modelo Y.

      A “aldeia Tesla”, como é agora apelidada, surgiu nas bocas do mundo após um dos seus naturais surgir com aquele modelo depois de uma vida passada em grandes cidades. Cai Run decidiu voltar às suas origens para abrir um hotel rural para acomodar turistas que se deslocam ao grande canhão do rio Nizhu.

      O homem, primeiramente chamado de louco pelos seus conterrâneos, depressa convenceu dezenas de pessoas a comprar o Modelo Y para usarem nos seus negócios. Assim, por sua recomendação, 30 outros moradores compraram veículos Tesla.

      As autoridades resolveram ligar a pitoresca localidade a outras rodovias através de uma ponte e, entretanto, o turismo prosperou. Para além das belezas do rio Nizhu, a aldeia passou agora a ser conhecida pelas dezenas de veículos eléctricos, e alguns até estão à mercê de quem chega através de um regime de aluguer para campismo. Além disso, muitos dos moradores de Panzhiga também abriram diversos turismos rurais que, facilmente, esgotam.

      A Tesla, através da sua conta do Weibo, revelou esta história curiosa e acrescentou que Panzhiga é a primeira aldeia no mundo a possuir uma estação de carregamento com o autógrafo de Elon Musk, fundador e presidente executivo da marca.

      A marca norte-americana tem vindo a ter muito sucesso no mundo com especial incidência nas grandes cidades da China, como Xangai, Pequim ou Cantão, mas também em Hong Kong ou Macau. Contudo, agora, a Tesla está a expandir-se rapidamente para outras regiões mais remotas do país.

      A Tesla iniciou as entregas do Model Y, construído na sua fábrica de Xangai, em Janeiro deste ano, e o modelo vendeu 16.358 unidades no país logo no primeiro mês, o que significou um aumento de 896,8% em relação às 1.641 unidades em Janeiro de 2021. Isso torna o Model Y o segundo SUV eléctrico mais vendido na China, atrás das 20.722 unidades do BYD Song, uma marca chinesa. Os números de vendas dos veículos fabricados pela Tesla na China ainda não estão disponíveis. A Tesla ainda possui mais três veículos: o Modelo 3, o Modelo S e o Modelo X.

       

      PONTO FINAL