Edição do dia

Quinta-feira, 23 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
25.2 ° C
26.5 °
24.9 °
100 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
25 °
Sáb
25 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioPolíticaChefe do Executivo aconselha deputados a “procriarem” para darem o exemplo

      Chefe do Executivo aconselha deputados a “procriarem” para darem o exemplo

      Ho Iat Seng quer que os casais tenham mais filhos e, para isso, sugeriu ontem, na Assembleia Legislativa (AL), que os deputados possam também ter mais filhos para darem o exemplo à população. Quem lançou o tema foi o deputado Lei Chan U, que pediu ao Chefe do Executivo “medidas para incentivar a procriação”. Na resposta, Ho Iat Seng apontou que o deputado só tem um filho. “Por que não ter mais um?”, questionou. Entre risos no hemiciclo, o Chefe do Executivo deixou um conselho: “Se todos vocês poderem dar o exemplo, podemos também ter essa expectativa de ver um aumento [na taxa de natalidade]”. Ho lamentou que a taxa de natalidade de Macau tem vindo a cair. “Essa vontade de as pessoas procriarem tem vindo a baixar e temos de traçar políticas adequadas para resolver essa questão”, admitiu, frisando: “A nossa expectativa que os casais possam ter mais vontade”.

      O tema do patriotismo foi introduzido também na reunião plenária de ontem da Assembleia Legislativa por Iau Teng Pio. O deputado nomeado disse mesmo que “o amor à pátria e a Macau já tem grande consenso em todos os sectores” da região. Ho Iat Seng assegurou que o Governo estará focado na implementação do princípio “Macau governada por patriotas”: “O Governo vai concretizá-lo com todos os esforços”. “Para este mandato, o Governo tem trabalhado na divulgação da Lei Básica e esse é um trabalho conhecido pela população. Vamos reforçar na educação e o amor pela pátria e por Macau e vamos reforçar de forma contínua os seus conhecimentos pela China”, referiu Ho Iat Seng, indicando que serão realizadas mais palestras, colóquios e cursos de formação “para que a população possa amar mais a pátria”. Vai também ser introduzida uma disciplina escolar sobre o “amor à pátria”, referiu.

      O Chefe do Executivo anunciou ainda que Macau vai contar com mais duas escolas internacionais. Ho Iat Seng não revelou mais detalhes. “Vamos ter duas novas escolas internacionais em Macau e esperamos que, em termos de introdução de recursos humanos, tenhamos aí um atractivo”, apontou. Na reunião, o governante indicou também que a secretaria para os Assuntos Sociais e Cultura já tem solução para 11 escolas que funcionam em pódios de edifícios. “Temos mantido contacto estreito com as escolas”, referiu.

       

      A.V.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau