Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAda Zhang apresenta-se na Fundação Rui Cunha com exposição de pintura

      Ada Zhang apresenta-se na Fundação Rui Cunha com exposição de pintura

      A artista Ada Zhang inaugura hoje, pelas 18h30, uma exposição individual de pintura intitulada “Home’s Where the Heart is” na galeria da Fundação Rui Cunha. A mostra fica patente até dia 14 de Abril. A chinesa, que se mudou para Macau há sete anos, por casamento, e que, com a sua pincelada e estilo únicos, descreve a paisagem urbana e os costumes do território através do seu olhar de imigrante, está rendida ao charme local, conforme se pode ler no comunicado de imprensa enviado às redacções.

      Ada Zhang reúne um conjunto de 35 pinturas em aguarela, óleo, acrílico e técnica mista, com imagens que partem do seu talento em observar e captar a essência do que a envolve, para compor obras ricas em conotações e repletas de significados. “Os residentes costumam esquecer-se de apreciar a beleza do que os rodeia e que vivenciam todos os dias. Por isso, as suas obras mostram muitos detalhes que ela descobriu em Macau numa perspectiva de forasteira. Cada uma das suas obras é como um diário pessoal e também um documentário jornalístico de Macau”, revela ainda o manifesto da exposição. Nas palavras da curadora, Delia Jing, “como uma pessoa que chega a um lugar estrangeiro, Ada Zhang considera Macau como a casa no fundo da sua alma, por causa do seu amor pelo lugar”, acrescentando que “embora as pinturas da artista sobre as cenas de rua de Macau usem a aguarela como principal forma de expressão, no âmago do seu pensamento continua a estar a ideia do rolo de pergaminho chinês que ela exprime inconscientemente”.

      Ada Zhang é natural de Sichuan, no China continental, e é especialista em aguarela, pintura a óleo, desenho e esboço. É membro da Associação de Artes de Macau, da Associação de Arte da Juventude de Macau, da Associação de Pintura de Macau e da Associação dos Artistas de Aguarela Contemporâneos de Macau. As suas obras ganharam o Prémio de Excelência do Concurso de Desenho Cheng Yang Bazhai em 2021 e foram seleccionadas para a Bienal de Aguarela da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau de 2021.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau