Edição do dia

Terça-feira, 9 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
27.9 °
26.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
Seg
28 °
Ter
28 °
Qua
29 °
Qui
28 °
Sex
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Ron Lam pede transparência financeira nos eventos desportivos

      Ron Lam pede transparência financeira nos eventos desportivos

      Numa interpelação apresentado por Ron Lam datada a 23 de Março, o deputado pediu ao Executivo que torne público as despesas e as receitas referentes à organização dos eventos desportivos nos últimos três anos, para assegurar que o dinheiro público seja usado de maneira correcta.

       

      Nos últimos anos, o Governo tem promovido a integração intersectorial de “turismo +”para atrair mais visitantes a Macau através da organização de diferentes eventos e actividades, e para expandir o mercado de turistas em prol da recuperação económica. Para o deputado Ron Lam, no que diz respeito à área do “Turismo + Desporto”, o Executivo tem organizado uma série de eventos desportivos nos últimos anos, muitos dos quais são patrocinados pelas concessionárias de jogos de fortuna ou azar.

      O parlamentar frisou que apesar de muitos eventos desportivos terem sido organizados pelo Instituto do Desporto, outros tantos foram patrocinados pelas concessionárias como patrocinadores do título, aparecendo associadas ao nome do evento. O deputado ligado à Associação da Sinergia de Macau exemplificou o “2022 Sands China Macau Internacional 10K”, que foi cancelado devido ao “trabalho de prevenção e controlo da epidemia”, o “Galaxy Entertainment Maratona Internacional de Macau 2021” do fim do ano passado, induzindo assim o público a erroneamente pensar que os eventos eram organizados pelos casinos e cujos os custos de organização eram assumidos pelos mesmos na sua totalidade.

      Ron Lam salientou que a despesa total destes eventos desportivos é frequentemente superior a um milhão ou mesmo mais de dez milhões de patacas. Embora alguns destes eventos ainda tenham receitas, vindas de bilhetes, taxa de inscrição e patrocínios, o Instituto do Desporto, como entidade organizadora, raramente divulgou as despesas e receitas relativamente aos eventos desportivos, tornando difícil para a população saber a regularidade do dispêndio do erário público, bem como a sua eficiência económica e turística.

      O deputado tomou como exemplo o “Torneio de Campeões WTT Macau 2021 Estrelas da China”, apresentado pelo Grupo Galaxy Entertainment, que foi realizado no início do ano. Segundo a informação fornecida pelo Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças, o preço para a adjudicação da prestação dos serviços de organização de evento foi de 32,8 milhões de patacas, enquanto que as receitas de patrocínio foram de 10 milhões de patacas, correspondendo apenas a cerca de um terço do valor.

      Através a Assembleia Legislativa, Ron Lam pediu ao Executivo que esclareça todas as despesas e as receitas de taxas de inscrição e de patrocínios, no que toca aos eventos desportivos realizados nos últimos três anos, e instou o Governo a explicar quanto do erário público foi gasto na realização desses eventos desportivos, de modo a garantir que o dinheiro público possa ser usado de forma razoável.

       

      PONTO FINAL