Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.4 °
27.9 °
89 %
6.2kmh
40 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Lusofonia Primeira edição do programa de formação de empreendedores da Alibaba chega...

      Primeira edição do programa de formação de empreendedores da Alibaba chega a Portugal

      A Alibaba Business School (ABS) vai lançar a primeira edição da “Alibaba Netpreneur Masterclass” em Portugal, o projecto de conhecimento gratuito para impulsionar a transformação digital das empresas portuguesas para apoiar a sua recuperação. Os participantes terão acesso exclusivo a uma comunidade global de ex-alunos e uma rede de empreendedores digitais afins.

       

      A Alibaba Business School, fundada em 2008 conjuntamente pelo Grupo Alibaba e pela Universidade Normal de Hangzhou (a ‘alma mater’ de Jack Ma, o director do grupo), vai abrir a participação de empresários portugueses na primeira edição da “Alibaba Netpreneur Masterclass”, que vai apresentar o desenvolvimento digital avançado e inovador da China, bem como as plataformas de comércio electrónico chinesas.

      O programa de formação consiste num conjunto de cursos e workshops gratuitos de quatro semanas em inglês, conduzidos por videoconferência. “Foi criado com o objectivo de apoiar empresas com várias ferramentas e conhecimentos para enfrentar os novos cenários da economia digital e global”, de acordo com uma declaração divulgada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

      Os palestrantes e especialistas internacionais irão aprofundar “as melhores práticas e conhecimentos da economia digital” e as plataformas de comércio electrónico na China, “um dos mercados mais avançados e inovadores referente ao desenvolvimento digital e de comércio electrónico”.

      A cerimónia de abertura da ‘masterclass’ terá lugar no dia 9 de Maio e incluirá empresas portuguesas, espanholas e italianas. Será transmitida em directo do Hotel Palazzo delle Stelline em Milão, Itália. A cerimónia de encerramento do programa será em Madrid, no dia 14 de Junho.

      Segundo a AICEP, os principais temas do programa de formação incluirão “a utilização estratégica das tecnologias digitais para a aceleração do crescimento das empresas; modelos de negócio e estratégias para expandir as aptidões e competências das empresas e melhorar os resultados e o desempenho; liderança e gestão, e como alinhar com sucesso a missão, visão e valores do projecto empresarial”.

      Para João Dias, administrador da AICEP, a ‘masterclass’ vai ser uma “mais-valia importante para as PMEs portuguesas aproveitarem ao máximo o comércio electrónico internacional num mundo de pós-pandemia”, acrescentando que se trata de “uma oportunidade única que nos orgulhamos de oferecer às nossas empresas”. Segundo a AICEP, a iniciativa da Alibaba facilita a aceleração da transformação digital das empresas e promove a recuperação e o crescimento dos negócios.

      A estrutura programática e o conteúdo de aprendizagem do curso assentam-se “nos 20 anos de experiência da Alibaba na vanguarda do retalho digital e da tecnologia de dados”, destinando-se em particular aos empresários, directores, proprietários de PME, dos mais afetados pela pandemia e penalizados pela desigualdade digital, de todos os sectores, regiões e idades,” adiantou a AICEP.

       

      PONTO FINAL