Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
24 ° C
24.9 °
23.9 °
100 %
2.6kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
26 °
Sex
27 °
Sáb
28 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeNovo parque de estacionamento público em Coloane deverá estar pronto até ao...

      Novo parque de estacionamento público em Coloane deverá estar pronto até ao final do ano

      Leong Sun Iok tinha questionado o Governo sobre a escassez de instalações complementares de trânsito em Coloane, o que, na opinião do deputado, é um factor que está a atrasar o desenvolvimento da zona. Na resposta, encaminhada ontem às redacções, o Instituto Cultural (IC) fez saber que o novo parque de estacionamento público junto à estrada de Seac Pai Van deverá ser aberto ao público no quarto trimestre deste ano.

      Na interpelação, o deputado falava da revitalização de Lai Chi Vun e destacava o sector da pesca recreativa: “O Governo da RAEM deve alargar, de forma activa, o espaço da economia azul e definir uma série de medidas de apoio, incentivando o desenvolvimento inovador em articulação com o turismo e as indústrias culturais e criativas, para promover o desenvolvimento da indústria da pesca recreativa, criar mais elementos para a construção do centro mundial de turismo e lazer, e ajudar os pescadores, através de diferentes formas”.

      Leong Sun Iok indicou que o Governo devia aproveitar a revitalização de Lai Chi Vun para desenvolver o turismo marítimo e ajudar os pescadores na criação dos seus negócios.

      Na resposta, o IC reiterou que a revitalização da primeira fase de cinco dos lotes de terreno (X-11 até X-15) está para breve, podendo estes ser abertos ao público no final deste ano. A revitalização dos estaleiros navais pretende transformar a zona num espaço com funções de cultura criativa e de lazer para a realização de espectáculos, concertos e feiras, por exemplo.

      Relativamente ao sector da pesca recreativa, o IC diz que, nos últimos anos, a Associação de Pescadores tem vindo a analisar a viabilidade da organização regular de passeios marítimos durante o período de defeso mas, no entanto, “tendo em conta a eficiência dos mesmos, não se conseguiu alcançar um consenso”.

      Por outro lado, foi lançado um programa de apoio financeiro para actividades turísticas ou de lazer relacionadas com as áreas marítimas ou costeiras. Há também uma exposição no Museu Marítimo sobre pesca.

      No que diz respeito ao tráfego, o IC diz que a Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT) vai colaborar com o plano de revitalização da zona dos estaleiros navais de Lai Chi Vun, prevendo-se, então, que o novo parque de estacionamento junto à estrada de Seac Pai Van seja aberto ao público no quarto trimestre deste ano. “O IC irá planear adequadamente a abertura do espaço de acordo com o estado de situação na altura e gerir o fluxo de visitantes, no sentido de proporcionar aos cidadãos e turistas experiências de visita e utilização de excelência”, lê-se na resposta do IC.

       

      A.V.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau