Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
15.9 °
13.9 °
77 %
6.2kmh
40 %
Dom
15 °
Seg
19 °
Ter
19 °
Qua
20 °
Qui
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Grande China Comércio exterior de Guangdong aumentou 4,6% nos primeiros dois meses para...

      Comércio exterior de Guangdong aumentou 4,6% nos primeiros dois meses para 1,24 biliões de renminbis

      Manter a estabilidade e melhorar a qualidade das importações e exportações são alguns dos principais objectivos de trabalho prioritário definido pelas autoridades chinesas no âmbito do desenvolvimento deste ano. Guangdong, sendo a maior província de comércio exterior da China e elemento importante na Área da Grande Baía, tem no seu comércio exterior uma referência para a toda a China. Face à epidemia, as empresas de comércio exterior de Guangdong continuam a transformar-se e modernizar-se, pretendendo aumentar a competitividade no que concerne às exportações e exploração de novos mercados.

       

      Segundo os dados actualizados divulgados ontem pela Delegação Aduaneira da Alfândega de Guangdong, nos primeiros dois meses de 2022, as importações e exportações de comércio exterior de Guangdong ascenderam a 1,24 biliões de renminbis, correspondente a um aumento de 4,6% em relação ao período homólogo de 2021. Do total, as exportações cresceram 4,8% para 789,23 mil milhões de renminbis, e as importações subiram 4,2% para 450,18 mil milhões de renminbis.

      No que toca ao modelo de comércio, nos primeiros dois meses, as importações e exportações do comércio geral de Guangdong subiram 9%, equivalente a um aumento da proporção do valor total do comércio exterior de Guangdong, passando de 2,2% para 55,3%. As importações e exportações do comércio de processamento diminuíram 2%, representando 25,1% do valor total do comércio exterior, e as importações e exportações de logística alfandegária aumentaram 7%, representando 14,8% do valor total do comércio exterior da província.

      Em termos de parceiros comerciais, nos primeiros dois meses, as importações e exportações de Guangdong para os países membros da ASEAN (Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname, Camboja, Laos, Myanmar, Singapura, Tailândia e Filipinas) cresceram 3,2% para 186,28 mil milhões de renminbis, representando 15% do valor total do comércio exterior de Guangdong. As importações e exportações de Guandong para Hong Kong caíram 0,7% para 155,56 mil milhões de renminbis, e para os Estados Unidos, União Europeia e Taiwan, as importações e exportações cresceram 9%, 6,6% e 13,7%, respectivamente.

      Quanto ao tipo de empresas, em Janeiro e Fevereiro de 2022, as importações e exportações de empresas públicas de Guangdong cresceram 11,5%, sendo 6,9 % mais do que a taxa de crescimento global das importações e exportações de Guangdong, enquanto as empresas privadas cresceram 5,3%, representando 57,7% do valor total do comércio exterior de Guangdong, e as empresas com investimento estrangeiro cresceram 2,7%, correspondendo a 36,5% do valor total.

      No que diz respeito à gama de produtos, as exportações de Guangdong de produtos eletromecânicos cresceram 3% nos dois primeiros meses, representando 67,5% do total das exportações. Entre eles, circuitos integrados, máquinas de processamento automático de dados e as suas peças e equipamento eletrotécnico cresceram 33,4%, 14,7%, 10,4%, respectivamente. Durante o mesmo período, as exportações de produtos de mão-de-obra intensiva cresceram 4,1%.

      Em relação à ‘commodity’, nos primeiros dois meses, as importações de alimentos de Guangdong aumentaram 34,9%, de petróleo bruto e de gás natural, subindo 46,3% e 63,7%, respectivamente. Durante o mesmo período, as importações de circuitos integrados aumentaram 15,3%, representando 35,9% das importações totais de Guangdong.

       

      PONTO FINAL