Edição do dia

Quarta-feira, 22 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
26.3 ° C
27.6 °
25.9 °
94 %
2.1kmh
40 %
Qua
26 °
Qui
27 °
Sex
27 °
Sáb
27 °
Dom
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaRevelados vencedores do concurso de fotografia das terras húmidas de Guangdong

      Revelados vencedores do concurso de fotografia das terras húmidas de Guangdong

      Um total 25 fotografias foram galardoadas no concurso levado a cabo na província de Guangdong. O júri atribuiu dois primeiros lugares, cinco segundos lugares, oito terceiros classificados e ainda 10 menções honrosas.

       

      O concurso de fotografia “Discover the Beauty of Wetlands – Explore the Home of Migratory Birds”, promovido pelo Departamento Florestal da Província de Guangdong no final do ano passado, acaba de premiar 25 imagens captadas nas terras húmidas da província. “O concurso serviu para que as pessoas pudessem recolher trabalhos fotográficos de proximidade nos pântanos e terras húmidas de toda a província. Desde o primeiro dia que apelámos ao público em geral para se aproximar dos pântanos para verem, passearem e captarem belos cenários com as suas lentes”, referiu a organização em nota de imprensa.

      Paisagens, aves migratórias, pesca, pores do sol, entre outras, foram galardoadas pelo júri do concurso que atribuiu dois primeiros lugares, cinco segundos lugares, oito terceiros classificados e ainda 10 menções honrosas. As fotografias “Bem-vindo ao Sol” e “Faisão de Água” receberam, ex aequo, o primeiro prémio, pode ler-se na mesma nota de imprensa.

      Em época de aves migratórias, as zonas húmidas da província de Guangdong, onde também se inclui Macau e Hong Kong, acolhem um grande número e variedade de aves. Consideradas “os rins da terra” por causa da sua capacidade de “desintoxicar a terra”, as zonas húmidas têm vindo a ser promovidas pelas autoridades chinesas, que realçam a sua gestão graduada, bem como o seu sistema de protecção. “São aspectos que têm vindo a ser continuamente melhorados para fazer das zonas húmidas um espaço verde partilhado pela população”, referiu o Departamento Florestal da Província de Guangdong, organizador do concurso de fotografia.

      Estatísticas oficiais mostram que a província de Guangdong estabeleceu quatro zonas húmidas de importância internacional, duas zonas húmidas de importância nacional e 13 zonas húmidas de importância provincial. O número de visitantes do Parque Nacional de Zonas Húmidas na província de Guangdong ultrapassa os 23 milhões, anualmente.

      Um total de 110 participantes submeteram os seus trabalhos e mais de 900 fotografias foram recebidas. Há fotografias captadas no Parque Nacional de Zona Húmida de Haizhu, no Parque da Baía de Shenzhen Bay Park ou no Parque Nacional de Zona Húmida de Zhongshan Cuiheng, entre outros locais.

      No mês passado comemorou-se, pela 26.ª vez, o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Naquele dia, o Parque Nacional de Zona Húmida de Haizhu e o Instituto de Geografia de Guangzhou da Academia de Ciências de Guangdong assinaram um acordo com o objectivo da construção conjunta de uma estação de investigação para a observação dos ecossistemas das aglomerações urbanas da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau para ajudar ao desenvolvimento ecológico da área.

      Recorde-se que este ano marca o 30.º aniversário da adesão da China à Convenção sobre Zonas Húmidas, e que a 14.ª Reunião da Conferência das Partes Contratantes da Convenção RAMSAR sobre Zonas Húmidas terá lugar em Wuhan, em Novembro próximo.

       

      PONTO FINAL