Edição do dia

Domingo, 19 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva moderada
25.9 ° C
26.9 °
25.9 °
83 %
6.7kmh
40 %
Dom
25 °
Seg
24 °
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
25 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeServiços de Saúde apelam à prevenção contra a hipotermia nos dias frios 

      Serviços de Saúde apelam à prevenção contra a hipotermia nos dias frios 

       

      Tendo em consideração que o tempo frio vai ainda durar no território durante os próximos dias, os Serviços de Saúde (SSM) alertam para o risco de hipotermia, apelando aos residentes, especialmente, idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas, a prestarem particular atenção ao uso de roupas adequadas contra o frio. Os cuidadores de pessoas de alto risco de hipotermia também devem tomar medidas adequadas de prevenção de frio destes grupos.

      Por causa da forte monção, a RAEM vai estar com tempo frio durante mais alguns dias. A Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) prevê que a temperatura dos próximos dias seguintes seja inferior a 10°C e, “devido ao tempo nublado e às chuvas ocasionais, juntamente com ventos fortes, a sensação de tempo frio é mais evidente”, avisou o organismo.

      Registou-se ontem a temperatura mínima de 6,8°C na Taipa Grande, e menos de 8°C noutras zonas de Macau, sendo emitidos o alerta para temperaturas baixas de cor laranja e o sinal de ventos fortes de monção.

      “A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo desce abaixo dos 35.º C. Em geral, o principal motivo da hipotermia é falta de roupa quente adequada ou exposição prolongada ao frio ambiental, que acontece sobretudo nas zonas de clima mais suave quando a temperatura desce abruptamente. As principais vítimas são normalmente elementos do sexo masculino, com idade igual ou superior a 65 anos e que vivem em circunstâncias de exclusão social. A hipotermia pode provocar complicações, tais como, inibição do sistema nervoso central, arritmia, insuficiência renal e, nos casos mais graves, levar a vítima a uma situação de crise fatal”, pode ler-se no comunicado do organismo.

      Para a prevenção da hipotermia, os SSM apelaram aos grupos de alto risco a usarem roupa adequada e suficiente para se protegerem do frio, mantendo a casa quente, alertando ainda para o uso cuidadoso dos aquecedores, assegurando que a casa tenha boa ventilação. Além disso, devem beber e comer alimentos e bebidas quentes de alto teor calórico e facilmente digeríveis, evitando consumir álcool em excesso.

      “Em caso de apresentarem hipotermia ou outros sintomas, tais como descida contínua da temperatura corporal, rigidez muscular, bradicardia, teosofia mórbida ou estado de coma, os idosos em causa devem ser enviados para tratamento hospitalar o mais rapidamente possível, ou deve ser contactada a linha n.º 999 (linha de emergência) ou 2857 2222 (Corpo dos Bombeiros)”, alertaram ainda os SSM.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau