Edição do dia

Segunda-feira, 27 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
27.9 ° C
31.5 °
26.9 °
94 %
6.2kmh
40 %
Seg
30 °
Ter
28 °
Qua
25 °
Qui
26 °
Sex
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAlunas do IPM foram galardoadas por revista asiática

      Alunas do IPM foram galardoadas por revista asiática

       

      A prestigiada Revista “Design360°” publicou recentemente os resultados dos trabalhos vencedores do Prémio de Projecto Final 360° 2021, atribuído anualmente pela publicação e o trabalho “Breeze u.” das alunas Choi Ian I e Wu Yuyi, finalistas da Licenciatura em Design da Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Macau, distinguiu-se entre os 100 melhores trabalhos do mundo na área do design, anunciou, na sexta-feira, a instituição de ensino superior.

      O trabalho premiado representa uma marca de aromas com temas associados aos diversos cheiros de Macau. A obra combina os elementos de visão, olfacto, tacto e audição recolhidos nas “Oito Novas Paisagens de Macau” – Largo do Senado, Travessa da Paixão, Rua da Felicidade, Colina de Penha, Dois Lagos e Uma Torre, Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, Vila de Pescadores de Coloane, e Long Chao Kok -, “no intuito de combinar a experiência multi-sensorial com a visualização do cheiro e a partir daí criar produtos de aroma para uso quotidiano com características culturais e criativas, por exemplo aromaterapias e sabonetes naturais manufacturados”, escreve o IPM numa nota de imprensa.

      Através da pesquisa de campo, em termos visuais, acrescenta o IPM, “as duas alunas adoptaram como elementos gráficos o ambiente e a arquitectura das ‘Oito Novas Paisagens de Macau’, usando a cor do ambiente como tom principal; quanto ao aspecto de olfacto, reproduziram os cheiros locais através do seu próprio sentimento in loco; e em relação ao tacto, tomaram como referência a textura arquitectónica das referidas paisagens para a integrar nos elementos de design.

      Choi Ian I e Wu Yuyi consideraram que a recepção do prémio no concurso mundial de design pela sua primeira participação é um reconhecimento das suas obras e capacidades em design. “Agradecemos a formação concedida pela Escola de Artes do IPM, ao longo dos anos do curso, bem como a orientação, a paciência e os conselhos dos professores, para que este trabalho pudesse ser conhecido por mais pessoas.”, disseram, enviando um agradecimento especial ao orientador Lei Cheng Cheong que as elogiou “pelos esforços envidados no processo de descoberta e pela compreensão, definição e resolução dos problemas, bem como pela sua capacidade de reflexão e experimentação na combinação das características dos recursos culturais de Macau, o que permitiu a esta obra possuir simultaneamente os valores estético e pragmático”.

      A “Design360°” é uma das mais prestigiadas revistas de design da Ásia, destinada à introdução e divulgação de ideias características e conceitos avançados na comunidade internacional do design. A edição de 2021 contou com a participação de mais de 1000 trabalhos, provenientes de mais de 50 instituições de design de renome, de mais de 30 países e regiões do mundo.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau