Edição do dia

Segunda-feira, 26 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
13.9 ° C
15.9 °
13.9 °
72 %
5.7kmh
40 %
Dom
16 °
Seg
19 °
Ter
20 °
Qua
20 °
Qui
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Ho Iat Seng destaca implementação de “Macau governado por patriotas” e desenvolvimento...

      Ho Iat Seng destaca implementação de “Macau governado por patriotas” e desenvolvimento positivo da RAEM

      Ao concluir os trabalhos concretizados no ano passado, o Chefe do Executivo da RAEM assegurou que o princípio de “Macau governado por patriotas” foi bem implementado e registou-se um desenvolvimento social estável e positivo no território devido à “realização com sucesso das eleições da Assembleia Legislativa”, à optimização do quadro legal da segurança nacional, bem como às acções de controlo da pandemia. Ho Iat Seng salientou ainda que vai impulsionar mais o desenvolvimento da Zona de Cooperação em Hengqin. Durante um evento organizado pelo Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM, o director Fu Ziying reiterou que a RAEM deve defender firmemente a jurisdição geral do Governo Central e promover a passagem do patriotismo de geração em geração como orientações para o desenvolvimento futuro de Macau.

       

      Apesar da continuação da pandemia, que fez com que o ano passado fosse um ano “manifestamente invulgar”, o Chefe do Executivo destacou a recuperação gradual da economia em Macau e o “desenvolvimento social tendencialmente estável e positivo”, graças aos trabalhos de prevenção e controlo da pandemia e de recuperação socioeconómica coordenados pelas autoridades locais, com “liderança e apoio do Governo Central”.

      No seu discurso na recepção da Festa da Primavera realizado a convite do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, que decorreu ontem, Ho Iat Seng assinalou ainda que a RAEM, no ano passado, conseguiu aperfeiçoar continuamente o regime jurídico da defesa da segurança nacional e o seu mecanismo de execução, tendo assegurado “a realização com sucesso das eleições da 7.ª Assembleia Legislativa”, destacando a implementação plena do princípio de “Macau governado por patriotas”.

      Para o líder do Executivo, os trabalhos de integração da RAEM no desenvolvimento geral nacional obtiveram novos avanços no ano passado, com a promulgação do Projecto Geral de Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.

      “O Presidente Xi Jinping e o Governo Central manifestaram o seu pleno reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela RAEM ao longo do ano passado, asseverando que o Governo Central continuará a apoiar Macau na promoção activa de uma diversificação adequada da economia, e esperam que a RAEM continue a escrever um novo capítulo na prática bem-sucedida do princípio ‘Um País, Dois Sistemas com características de Macau”, defendeu.

      No que diz respeito aos trabalhos e planos para enfrentar as oportunidades e desafios deste ano, o Chefe do Executivo enfatizou o princípio de “cumprir efectivamente a responsabilidade institucional da defesa da soberania, da segurança e dos interesses do desenvolvimento do País”, com os quais o Governo irá continuar a promover a união dos diversos sectores da sociedade para trabalharem para assegurar a implementação ‘Um País, Dois Sistemas’.

      Destacando a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e do 20.º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, Ho Iat Seng apontou que os residentes de Macau “têm os seus sentimentos de identidade com o Partido Comunista da China” e “estão cheios de confiança no desenvolvimento futuro”.

      Por outro lado, a pandemia, além de ter afectado a população, permitiu ainda aos sectores locais “conhecer melhor os problemas existentes na estrutura económica”, o que levou à sociedade a reflectir profundamente sobre a direcção do desenvolvimento de Macau. O Chefe do Executivo reiterou que vai prestar este ano mais esforços nas acções de prevenção e controlo da epidemia e em acelerar a diversificação adequada da economia, bem como impulsionar o desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin.

       

      Gabinete de Ligação faz balanço positivo

       

      Por sua vez, o director do Gabinete de Ligação do Governo Central na RAEM, Fu Ziying, também fez um balanço positivo aos trabalhos concretizados por parte do Governo da RAEM no ano passado, que permitiram a manutenção da estabilidade socioeconómica, retratando ainda que o princípio de “Macau governado por patriotas” já entrou numa nova fase com a realização da sétima eleição da Assembleia Legislativa.

      Fu Ziying assinalou ainda que o lançamento das actividades sobre a educação da segurança nacional e a criação, em coordenação com o Governo Central, do sistema de conselhos para a defesa da segurança nacional na RAEM contribuíram para novos progressos da defesa da segurança nacional na cidade.

      Ao lembrar que o Partido Comunista da China convocará o seu 20.º Congresso Nacional este ano, o responsável destacou que vai “virar uma nova página na história do Partido e do país, bem como da implementação do princípio de ‘Um País, Dois Sistemas”, acrescentando que a RAEM deve ter em mente as expectativas do País para um maior desenvolvimento sob contexto de estabilidade e prosperidade.

      O director do Gabinete de Ligação citou o Presidente Xi Jinping que reiterou que “a pátria é sempre o forte apoio para a manutenção da estabilidade e da prosperidade de Macau a longo prazo”. Deste modo, “o Governo Central vai continuar a cumprir firme e escrupulosamente o princípio de ‘Um País, dois Sistemas’, e apoiar plenamente a diversificação adequada da economia da RAEM”.

      Para Fu Ziying, no futuro desenvolvimento do território, o Governo da RAEM deve defender resolutamente a ordem constitucional definida na Constituição da China e na Lei Básica da Macau, salvaguardar a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento nacional. Quanto à economia, as autoridades devem focar-se na diversificação, promovendo o desenvolvimento saudável e ordenado do sector de jogo e explorar o desenvolvimento de indústrias diversificadas. Além da integração activa no desenvolvimento do País e da Grande Baía, Fu Ziying espera reforçar a educação do patriotismo nos jovens e cultivar os sentimentos da Nação e do País.