Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.8 ° C
25.9 °
25.4 °
94 %
4.1kmh
40 %
Qui
26 °
Sex
26 °
Sáb
26 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaPsicólogo Nuno Gomes lança livro de poesia

      Psicólogo Nuno Gomes lança livro de poesia

      O português escreve desde pequeno, mas as prosas e as poesias têm ficado na gaveta. Agora, com a ajuda do editor Carlos Morais José, Nuno Gomes reúne alguma da sua poesia num livro com cinco capítulos. Com prefácio da poetisa Cláudia Tomé Silva e ilustrações da filha Nayima, a apresentação da obra será amanhã, na Livraria Portuguesa.

       

      “uTUDOpias” é a proposta poética do psicólogo Nuno Gomes para amanhã, pelas 19h, na Livraria Portuguesa. O livro, com a chancela da COD, é composto por cinco capítulos e revela uma compilação de poemas que o autor fez de 14 de Fevereiro de 2019 até 14 de Fevereiro de 2021. “Nestes dois anos muito mudou e 14 de Fevereiro é uma data especial para mim pois foi nesse dia que cheguei a Macau, em 2010. A apresentação do livro era para ser dia 14, mas achámos que as pessoas nesse dia prefeririam ir namorar”, começou por dizer ao PONTO FINAL o autor.

      Nuno Gomes, que também chegou a ser jogador profissional de basquetebol, escreve textos e poemas desde pequeno. Ao mesmo tempo, enquanto músico e cantor auto-didacta escreve letras para músicas há alguns anos. “Estes poemas aconteceram porque reencontrei uma poetisa no Facebook, grande amiga de longa data, a fantástica Cláudia Tomé Silva, autora do maravilhoso livro de poesia ‘Emoçöes Bárbaras’, e neste reencontro, nas mensagens, deu-se plena poesia”, explicou Nuno Gomes.

      Daí ao livro foi um ápice. As coisas surgiram naturalmente com os dois autores a discutirem na Internet “os mais variados assuntos que importunam os humanos como a vida, a morte, o envelhecer, o renascer, o amor, a descendência, os sonhos. “Tudo com um bom toque de humor e algum sarcasmo. Tive também a honra de a Cláudia ter escrito o prefácio”, revelou o autor.

      Depois, Nuno Gomes, que se estreia enquanto autor de livros literários, enviou os poemas escolhidos ao jornalista e editor Carlos Morais José, proprietário da COD. “É uma pessoa que admiro. O Carlos concordou em editar o livro. Todos os poemas são escritos na língua de Camões, salvo dois em Inglês, bem como 16 Haikus em diferentes línguas, estrategicamente colocados”, desvendou ao nosso jornal.

      O livro custará 150 patacas, mas esse valor “também dá direito a uma cerveja Quinas fresquinha, e claro, a assistir a um bonito espectáculo de poesia e música”. “A apresentação vai ser uma espécie de teatro, com muita música e poesia. Entre outros, vão actuar os Pixels em acústico e teremos também os talentosos Kelsey Wilhem e o Pedro Lagartinho que irão musicar alguns dos poemas que irei declamar.”

      O autor, já no final da conversa que teve com o PONTO FINAL, deixou dois dados curiosos. “Antes do Verão passado, houve uma tarde em que levei um poema ao estúdio do Kelsey, e com a sua fabulosa e perspicaz produção, transformámo-lo numa canção rap. Acrescentei o saxofone e assim nasceu a música ‘Mother Gaia’. E a ilustradora do livro é a Nayima Gomes, minha filha mais velha de 10 anos. Andei à procura de ilustrador durante meses e um dia a Nayima surpreende-me com uns sketches magníficos dela sobre outro tema. Desafiei-a de imediato para ilustrar o meu livro e ela aceitou”, revelou.

       

      PONTO FINAL