Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
18.9 ° C
18.9 °
17.9 °
77 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Hotéis de observação médica precisam-se

      Hotéis de observação médica precisam-se

      Na habitual conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus, os Serviços de Turismo (DST) admitiram aos jornalistas que, apesar de ainda haver quartos disponíveis nos hotéis de observação médica, é muito provável que, a qualquer momento, sejam precisos mais.

      Liz Lam Tong Hou, representante da DST, revelou que alguns dos hotéis de quarentena actualmente disponíveis já estão cheios e as autoridades já estão à procura de novos, no entanto, os requisitos rigorosos dos Serviços de Saúde não tornam fáceis as negociações com os hotéis. “Situações relacionadas com os requisitos de ventilação e sistema de circuito fechado têm dificultado a procura de mais espaços hoteleiros para quarentena”, assumiu, tendo sido coadjuvada por Leong Iek Hou na constatação do facto.

      A chefe da Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis, aliás, referiu que existem actualmente cerca de 100 residentes que regressam a Macau, quer de Hong Kong, Taiwan ou regiões ultramarinas, em média todos os dias. As chegadas de Hong Kong, Taiwan ou áreas da China continental consideradas de alto risco podem ficar na Pousada Marina Infante, Grand Coloane Resort ou no Regency Art Hotel. Já todas as chegadas vindas do exterior, actualmente via Singapura, têm de ficar obrigatoriamente no Hotel Tesouro.

      Leong Iek Hou voltou a apelar à vacinação e explicou que só com a vacina se pode combater efectivamente o vírus. Cerca de 125 mil pessoas ainda não se vacinaram. “O que é que estão à espera”, questionou a médica, ressalvando que não está nos planos tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19. “Nós temos de continuar a divulgar junto da população os benefícios da vacinação, mas esta tem de ser realizada por vontade própria. As pessoas têm de ter a noção que só a vacinação reduz os riscos”, afirmou.

      Dados relativos ao dia de ontem mostram que foram administradas até ao momento 1.052.938 doses de vacinas contra a Covid-19. 511.306 pessoas foram inoculadas, sendo que a primeira dose já foi administrada a 31.022 indivíduos e 400.441 pessoas estão totalmente imunizadas, com duas doses. 79.843 pessoas já foram vacinadas com a terceira dose. A percentagem da população vacinada com, pelo menos, uma dose da vacina, é de 74,85%. Nas últimas 24h, ocorreram três notificações de eventos adversos (três eventos adversos ligeiros e nenhum grave, tendo sido dois casos relacionados com a vacina inactivada da chinesa Sinopharm e um caso da vacina mRNA da germânica BioNTech). Desde o início do programa de vacinação em Macau que ocorreram 4.219 notificações de eventos adversos, tendo sido a sua maioria (4.207) considerados adversos ligeiros e apenas 12 graves.

       

      G.L.P.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau