Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
18.9 ° C
18.9 °
17.9 °
77 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Economia 90% dos comerciantes utilizam serviço de pagamento ‘Simple Pay’

      90% dos comerciantes utilizam serviço de pagamento ‘Simple Pay’

      Nos últimos anos, o Governo de RAEM tem vindo a apostar na promoção dos pagamentos móveis e construção de uma cidade inteligente, acelerando o desenvolvimento do sector financeiro moderno. A popularização do pagamento electrónico aumentou em flecha na vida dos residentes e muitos deles substituíram o antigo método de pagamento em dinheiro por pagamento electrónico móvel como o ‘Simple Pay’ e o ‘Easy Transfer’, dois serviços desenvolvidos e lançados pela Autoridade Monetária de Macau no ano passado. Conforme as estatísticas divulgadas pelo organismo, 190 milhões de transacções foram efectuadas por pagamento móvel no ano passado, tendo atingido 18,5 mil milhões de patacas em termo do volume total de transacções, valor três vezes mais alto em comparação com o ano anterior, fazendo com que os comerciantes locais poupem em média cerca de 20% em taxas.

       

      No primeiro trimestre do ano passado, a Autoridade Monetária de Macau (AMCM) lançou o serviço de pagamento ‘Simple Pay’ para integrar todos os meios de pagamento existentes em Macau. Até ao final do ano passado, 90% dos comerciantes de Macau já tinham adoptado o serviço ‘Simple Pay’ e a taxa de transacção dos meios de pagamento móvel tinha sido reduzida em média cerca de 20%, segundo o presidente da AMCM, Chan Sau San. Em 2021, registaram-se 190 milhões de transacções de pagamento móvel e 18,5 mil milhões de patacas de transacções envolvidas, sendo ambas três vezes mais elevadas do que em 2020.

      É de notar que, previamente, os pagamentos por cartão de crédito eram o principal modo de pagamento não monetário para os residentes de Macau e, em 2019, antes da pandemia, os pagamentos móveis ainda não representavam uma proporção elevada de pagamentos sem ser com dinheiro em numerário. De acordo com as estatísticas divulgadas pelas autoridades, o número registado de transacções efectuadas por pagamento móvel foi quase igual em comparação ao com cartão de crédito, o que reflectiu que os residentes locais já estão habituados a utilizar os serviços de pagamento rápido após o lançamento do ‘Simple Pay’, tornando-o parte do consumo diário. Actualmente, mais de 90% dos comerciantes passaram a utilizar o serviço ‘Simple Pay’, cobrindo uma vasta gama de indústrias, incluindo cadeias de retalho e de restauração, bem como vários tipos de comerciantes de micro, pequenas e médias empresas, e o número de cenários envolvidos está em expansão, podendo este tipo de pagamento ser utilizado nos táxis.

      O lançamento do ‘Simple Easy’ trouxe uma concorrência saudável ao mercado de pagamento móvel de Macau, promovendo a transformação digital dos comerciantes locais, reduzindo a taxa de transacção dos meios de pagamento móvel numa média de cerca de 20%, acompanhando o desenvolvimento de uma cidade inteligente em Macau. As autoridades frisaram que o serviço de ‘Simple Easy’ pode criar uma situação de ‘win-win’ para as pequenas e médias empresas no âmbito das suas operações diárias e para os residentes na efectuação de pagamentos.

      Em resposta ao impacto da pandemia da Covid-19 à economia, a AMCM coordenou com as instituições financeiras locais a implementação de medidas de benefícios durante o período compreendido entre 1 de Outubro e 31 de Março, a fim de reduzir as despesas operacionais das PMEs. Assim, as instituições que exercem as actividades de celebração de contratos com operadores comerciais e prestam serviços ‘Simple Pay’ proporcionarão às PMEs uma redução ou um abatimento da taxa de transacção através deste tipo de pagamento.

       

      Mais de 130 mil contas bancárias activaram o serviço ‘Easy Transfer’

       

      ‘Easy Transfer’ é outro serviço desenvolvido e lançado pela AMCM no fim do ano passado, visando facilitar a transferência interbancária local de fundos de pequenos valores.  O organismo liderado por Chan Sau San afirmou que o lançamento de serviço ‘Easy Transfer’ conseguiu um resultado positivo, “excedendo as expectativas”. Existem actualmente mais de 13,6 mil contas bancárias registadas com o serviço ‘Easy Transfer’, tendo envolvido mais de 266 mil transacções, das quais mais de cinco mil foram ligadas ao pagamento da remuneração através de transferência interbancária. Cerca de 60% das transacções bancárias foram efectuadas fora do horário de expediente, o que reflecte a conveniência financeira que o serviço proporciona aos residentes, referiu o organismo.

      Com base na procura do mercado e nas opiniões fornecidas pelas instituições financeiras locais, a AMCM relevou que vai ter margem para melhorar o serviço durante este ano, tal como alargar o alcance para abranger outras moedas frequentemente utilizadas pelos residentes, como o dólar de Hong Kong, mas ainda está na fase de negociação com instituições financeiras. Além disso, o organismo relevou que serão adicionados os serviços de pagamento interbancário com cartão de crédito, introduzindo serviços relacionados em colaboração com instituições bancárias.

       

      PONTO FINAL