Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
27.9 ° C
28.9 °
27.9 °
89 %
6.7kmh
20 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Desporto Macau acompanha Olimpíadas de Inverno de Pequim

      Macau acompanha Olimpíadas de Inverno de Pequim

      A chama olímpica dos Jogos de Inverno de Pequim 2022 foi acesa no Estádio Nacional de Pequim na passada sexta-feira, tendo marcado oficialmente a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. No mesmo dia, a abertura de uma série de eventos em celebração da data foi realizada em Macau, junto ao Museu de Ciência.

       

      Conforme o calendário lunar, o início da Primavera é o primeiro termo solar após o Ano Novo Chinês, que marca o fim do Inverno e o início da Primavera. Exactamente neste particular dia, a 4 de Fevereiro, os Jogos de Inverno de 2022 inauguraram no “Ninho de Pássaro” em Pequim. Ao mesmo tempo, em Macau, o momento foi também assinalado com a abertura de uma série de eventos numa iniciativa intitulada “Juntos para o futuro, aplaudindo os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim”. Os eventos de Macau foram organizados pela sede na Ásia-Pacífico do China Media Group (CMG), o Departamento de Propaganda e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Central da RPC na RAEM, Instituto do Desporto, Direcção dos Serviços de Turismo da RAEM, Teledifusão de Macau (TDM) e Associação dos Cidadãos Unidos de Macau, em colaboração com a Companhia de Serviços de Rádio Táxi Macau e Associação de Comércio e Exposições de Macau.

      A organização do evento envolve uma série de actividades, incluindo publicidade nos 300 ecrãs a bordo dos táxis e 8 ecrãs electrónicos ao ar livre em Macau, vídeo musical da canção temática dos Jogos Olímpicos de Inverno “Together for a Shared Future” e vídeo promocional divulgados através das plataformas da TDM e de outros meios de comunicação social, enquanto cinco canções temáticas foram originalmente criadas por músicos de Macau. Além disso, as entidades organizadoras trabalham em conjunto com o Governo da RAEM numa série de actividades de grande envergadura durante a passagem de ano, tais como o desfile de carros alegóricos e a exibição de fogo-de-artifício. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno, os residentes de Macau e visitantes podem digitalizar o código QR nos seus telemóveis para partilhar vídeos, fazer comentários e meter ‘like’ na página de “I am in #Macau #LikeforBeijingWinterOlympics”, mostrando o seu apoio aos atletas olímpicos.

      O vice-director da Sede na Ásia-Pacífico do China Media Group, Li Feng, disse no seu discurso que os Jogos Olímpicos de Inverno seriam abertos em Pequim e a Televisão Central da China (CCTV) traria as suas vantagens únicas, com técnicas audiovisuais “ao vivo” e “5G+4K/8K+intelegência artificial”, para apresentar os jogos ao público. Li Feng frisou também que, nos últimos dois anos, o China Media Group implementou o espírito do importante discurso do secretário-geral do partido Xi Jinping para concretizar as políticas e medidas preferenciais em relação a Macau.

      No ano passado, a CCTV autorizou Macau a transmitir os Jogos Olímpicos de Tóquio e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, bem como o Canal Olímpico CCTV-16 e os 14.º Jogos Nacionais e Jogos Paraolímpicos, que criaram uma “febre olímpica” e “febre patriótica” em Macau. A CCTV e o Comité Olímpico Internacional também chegaram a acordo para uma colaboração exclusiva no âmbito dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos, permitindo à população de Macau assistir aos próximos quatro Jogos Olímpicos em duas épocas de Verão e duas de Inverno sem terem de sair de casa.

      Pun Weng Kun, presidente do Instituto do Desporto, afirmou no seu discurso que os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 são mais uma oportunidade para mostrar ao mundo “os grandes resultados de desenvolvimento e força abrangente da China”. O governante salientou que, com os esforços conjuntos de todos os sectores da comunidade, Macau “promove vigorosamente” a mensagem dos Jogos Olímpicos de Inverno e o espírito olímpico. Durante os Jogos Olímpicos de Inverno, os residentes de Macau poderão assistir aos eventos olímpicos na televisão, o que os ajudará a compreender o desenvolvimento do desporto da China e a promover o espírito de patriotismo de Macau.

      O vice-presidente do Comité Olímpico e Desportivo

      de Macau, Ma Iao Hang, frisou que os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim coincidiram com o Ano da China, agradecendo a atenção dispensada pelo Governo Central e o forte apoio dado pelo China Media Group. Ma Iao Hang lembrou que, após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a CCTV voltou a autorizar à TDM a transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, o que é mais uma “realização frutuosa sob o espírito do discurso do Presidente Xi a Macau e a promoção do acordo-quadro sobre o aprofundamento da cooperação estratégica assinado entre a CCTV e o Governo da RAEM”. A TDM transmitirá os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim ao vivo durante 17 dias consecutivos e os telespectadores de Macau poderão juntar-se a centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para assistir ao mais alto nível de eventos desportivos internacionais de Inverno, salientou.

      Chan Meng Kam, presidente da Associação dos Cidadãos Unidos de Macau, enalteceu que desde o estabelecimento da RAEM, sob a orientação da política ‘Um País, Dois Sistemas’, a economia do território tem sido “próspera” e a sociedade tem sido “harmoniosa e estável”. “No contexto do impacto global do Covid-19 não foi fácil organizar estes Jogos Olímpicos de Inverno. O país [China] fez grandes esforços e tomou fortes medidas de prevenção e de controlo para proporcionar a todos os desportistas uma protecção mais completa”, referiu Chan Meng Kam. O ex-deputado apresentou no seu discurso os seus votos de sucesso aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, desejando sucesso aos organizadores e atletas.

       

      PONTO FINAL