Edição do dia

Terça-feira, 21 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
25.6 ° C
25.9 °
24.8 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
26 °
Qua
25 °
Qui
25 °
Sex
26 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaAno do Tigre prevê recuperação da economia

      Ano do Tigre prevê recuperação da economia

      Ao dizermos adeus ao Ano do Búfalo, estamos todos a aguardar para cumprimentar o Tigre, signo deste Ano Lunar, que vai ser oficializado já amanhã. Além de revermos os bons e os maus momentos do ano passado, estamos interessados em saber as previsões calculadas da cultura tradicional chinesa. O PONTO FINAL falou com Mickey Hung, mestre de Feng Shui, que analisou as previsões gerais para o território este ano.

       

      1. 2021 foi o Ano do Búfalo. Foi como se esperava?

      O Ano do Búfalo é o ano de Xin Chou (combinação de “ramos terrestres” e “troncos celestiais” na mitologia tradicional chinesa), que é um elemento nascido do ouro e da terra, e é chamado no estudo de Feng Shui como “o Búfalo de terra” ou “Búfalo de pedra”. Recordamos que o ano da criação da RAEM é de Ji Mao, que pertence ao elemento terra, portanto foi “coelho da terra”. E a fonte financeira de Macau é o entretenimento e o jogo, que é do elemento do ouro e da água nos cinco elementos da mitologia chinesa. Assim, foi alertado nas minhas previsões no ano passado sobre o declínio da indústria do entretenimento e do jogo, bem como da indústria imobiliária, e essas indústrias líderes em Macau estavam com tendência de desenvolvimento de queda.

       

      2.O Ano do Tigre é tradicionalmente um bom ano?

       

      No estudo de Feng Shui, o Ano do Tigre tem sido classificado como “Tigre Dourado”, e tradicionalmente o ouro é um sinal de honra e nobre, e descobriremos que os anos com ouro são bons anos. Mas se estudarmos o carácter do tigre, entre os doze signos do zodíaco, a aparência é a mais forte, o comportamento é o mais poderoso. Há um ditado popular na cultura chinesa que diz que quando se olha para alguém ou algo com um olhar cerrado, normalmente com intenções negativas, chama-se “olhar do tigre”, portanto os líderes no trabalho devem prestar atenção no Ano do Tigre para os seus subordinados, que irão procurar a sua fraqueza e atacar. Até mesmo os subordinados têm diferentes planos maléficos para os colegas para conseguirem uma promoção. O carácter do tigre é feroz e violento, costumamos dizer “fazer crescer um tigre deixa sofrimentos”, o que significa que não se tem a visão de distinguir más pessoas e trata-las como boas. O Ano do Tigre tem sido um símbolo de guerra desde os tempos antigos, e no cálculo tradicional de “ramos terrestres” e “troncos celestiais”, da mitologia tradicional chinesa, o Ano de Ren Yin deste ano resulta num sinal de “o mal escondido em algo auspicioso”. Para além de ser o início do caos, é também um presságio de que as coisas entrarão em colapso, como os anos de 1962, 1914 e 1842, que foram todos marcados por grandes eventos como catástrofes naturais e provocadas pelo homem. Não é um bom ano, mas com presságio misto.

       

      1. Pensa que o Ano do Tigre será diferente do Ano do Búfalo?

      O Ano do Tigre é o ano de Ren Yin, o ano do Tigre em 2010 é Geng Yin, já em 1998 é Wu Yin e 1986 é Bing Yin. No estudo de Feng Shui, há cinco Anos do Tigre em 60 anos, e cada Ano do Tigre tem a sua própria boa e má sorte. O capítulo ‘Terra Mãe Sutra’ do almanaque Mãe Sutra de Tong – sheng refere-se a este Ano do Tigre como “seis animais que sofrem totalmente azar”, ou seja, em 2022, as aves e os animais de estimação terão algumas doenças infecciosas, e os seres humanos matam-nos para a sua própria segurança. A economia do Ano do Tigre deste ano é um pouco melhor do que os anteriores, porque a ‘Terra Mãe Sutra’ diz que “todos os lugares no Outono e Inverno estão interconectados”, o que significa que a economia irá recuperar no segundo semestre deste ano, o que não foi visto nos últimos Anos do Tigre.

       

      1. Quais são as suas previsões gerais relativamente à pandemia, à economia local de Macau, à indústria do turismo e jogo na cidade?

       

      Economia:  Em termos de Feng Shui, a partir de 2018, a economia na China entrou num período de ajuste (cerca de cinco anos). A pandemia em 2020 e 2021 acelerou o estrangulamento da economia. Houve no ano passado uma onda de encerramentos das salas VIP de casinos, algo que resultou da destruição causada pelas oito estrelas brancas de Feng Shui, algo que foi previsto de acontecer antes de 2024. Este ano lunar de Ren Yin pertence à combinação de água e madeira, pelo que a energia desses dois elementos é a mais forte, e a do fogo também não é fraca, enquanto a terra está severamente restringida e o ouro está muito fraco. Portanto, não é benéfico para a indústria de bens de luxo e vendas de imóveis, e a indústria de entretenimento e do jogo ainda vão passar por dificuldades, lutando e alcançando lucros baixos, mas felizmente não haverá despedimentos em massa. Há três sectores que terão bom desenvolvimento em Macau este ano: lojas de recolha de encomendas online, restaurantes de ‘take-away’ e pessoal de entrega de comida, e cabeleireiros. Desde o estabelecimento da RAEM que sempre existiu o fenómeno dos elementos da terra e da água serem incompatíveis entre si, e o Governo não ouviu os conselhos profissionais dos praticantes de Feng Shui para evitar o azar e promover a fortuna. O Governo concentra a sua economia na indústria do entretenimento há mais de 20 anos, nem considerou o impacto económico de Feng Shui entre os anos de 2018 e 2024, não aproveitou as condições únicas do Feng Shui de Macau para desenvolver outras indústrias. Há muito que seguiu o modelo uniformizado da Pátria, sem um sistema económico único de Macau. O desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin iniciou-se nos últimos anos. A direcção da boa sorte deste ano é o Oeste, e a Ilha de Montanha situa-se a Oeste de Macau, sendo uma terra de riqueza para Macau. E para a análise dos cinco elementos, o Oeste pertence ao ouro, e a terra fomenta o ouro, ou seja, a criação de um centro financeiro em Hengqin é benéfico para o desenvolvimento económico de Macau. Quanto ao projecto de investigação da medicina tradicional chinesa, deve centrar-se no tratamento de doenças de alto risco, na manutenção da saúde e na medicina tónica. Macau e os países de língua portuguesa têm mantido uma longa e estreita relação histórica e cultural e, no ano passado, foram estabelecidos com sucesso vários projectos luso-chineses. Do ponto de vista do Feng Shui, o Norte pertence à água, que é benéfica para Macau e funciona como uma ponte. A cooperação entre Macau e os países de língua portuguesa permite que as empresas entrem no mercado europeu, sul-americano, africano e sul da Ásia.

       

      Indústria do jogo: A indústria do entretenimento e do jogo é baseada no elemento da água, enquanto o sector de bens de luxo pertence ao ouro. Entre os cinco elementos, o ouro dá origem à água, o que significa que Macau tem de encontrar a indústria “de ouro” como introdução do desenvolvimento económico a um ritmo acelerado. O Governo da RAEM deve considerar seriamente a criação de um centro de teste e produção de joias a nível internacional, uma vez que o ouro, o diamante e jade pertencem à indústria do “ouro gerador de terra”, nos cincos elementos. A terra produz o ouro, o ouro produz a água, e estão bem coordenados. Somente dessa maneira pode levar Macau a se posicionar como uma cidade internacionalmente reconhecida e famosa. O facto de o desenvolvimento económico de Macau depender unicamente da indústria do turismo e do jogo não está alinhado com o conceito do equilíbrio de Feng Shui. As receitas do jogo em 2022 serão um pouco melhores do que nos últimos dois anos, mas ainda insuficientes. Estima-se que terá apenas 120 mil milhões de patacas este ano. À medida que o Governo encolhe os gastos, o deficit cairá para menos de 30 mil milhões. Em comparação com os últimos dois anos, a economia geral será um pouco melhor.

       

      Pandemia: A pandemia é um problema global e não pode ser evitada por uma pequena cidade como Macau, que foi também afectada a diferentes níveis no ano passado. Mas felizmente fica no sul da China, que é um lugar muito auspicioso. Sob a liderança do Chefe do Executivo e dos cinco secretários, e com ajuda das autoridades sanitárias, a epidemia ficou controlada num curto período de tempo. Em 2022, a estrela da doença estará no Sudoeste, estando ligada à freguesia de São Lourenço, que poderá ser a origem da doença. O público deve prestar mais atenção à higiene. Para este ano, a pandemia já passou o seu pico, mas ainda haverá um surto após o Festival da Lua, e terá uma tendência de queda, esta é uma boa notícia. Mas para esta ser realmente erradicada, temos de esperar até 2024, uma vez que em Feng Shui, o ano de 2024 será de “nona sorte do núcleo baixo”. Esta nona sorte tem a ver com o elemento do fogo, e o fogo pode queimar e apagar o vírus.