Edição do dia

Terça-feira, 21 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
25.6 ° C
25.9 °
24.8 °
89 %
4.1kmh
40 %
Ter
26 °
Qua
25 °
Qui
25 °
Sex
26 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioEconomiaTransacções ao abrigo do projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça envolveram 486...

      Transacções ao abrigo do projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça envolveram 486 milhões de renmibis

      Sector financeiro moderno é uma das quatro áreas principais que Macau aposta na Grande Baía. Em Outubro no ano passado, a Autoridade Monetária de Macau lançou o “Projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça”. As autoridades chinesas revelaram que realizaram-se quase 6.000 transacções de negócio no ano passado ao abrigo do projecto, envolvendo um montante total de quase 500 milhões de renmibis.

       

      A comissão de desenvolvimento e reforma de Guangdong destacou a interconexão e integração dos mercados financeiros e a construção de serviços financeiros transfronteiriços entre Guangdong, Hong Kong e Macau. No final do ano passado registaram-se 5.855 transacções, envolvendo um montante total de 486 milhões de renmibis, ao abrigo do Projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça. As autoridades de Guangdong emitiram títulos do Governo com um montante total de 2,2 mil milhões e 5 mil milhões de renmibis, respectivamente, em Macau e Hong Kong.

      As autoridades chinesas destacaram o avanço da cooperação na Grande Baía em diversas áreas. Em primeiro lugar, nos serviços financeiros transfronteiriços, foram registadas no ano passado 3.802 transacções ao abrigo de ‘Transacções em Direcção ao Norte’, com um montante total de 196 milhões de renmibis, enquanto as ‘Transacções em Direcção ao Sul’ obtiveram 2.053 transacções, com um montante total de 290 milhões de renmibis.

      Em Setembro do ano passado, foi lançado o ‘Projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça’ na Área da Grande Baía. A escala de negócios excedeu 200 milhões de renmibis no primeiro mês após o lançamento do projecto-piloto, totalizando 13 mil contas abertas. Além disso, o título de obrigação foi lançado ao abrigo de ‘Transacções em Direcção ao Norte’ para obrigações, e as acções do Science and Technology Innovation Board foram incluídas no âmbito do Shenzhen-Hong Kong Stock Connect e de Shanghai-Hong Kong Stock Connect.

      Em segundo lugar, o avanço na inovação científica e tecnológica na Área de Grande Baía. Em 11 de Dezembro, Xi Jinping, através de uma carta de felicitações enviada ao Greater Bay Area Science Forum, reconheceu o contributo do Centro Nacional de Inovação Tecnológica da Grande Baía, classificando-o em primeiro lugar na China em termos da quantidade de patentes válidas. Guangdong, Hong Kong e Macau continuam a melhorar as suas capacidades de inovação, criam um ambiente aberto e inovador e dão as mãos para promover a construção de um centro científico nacional integrado na Área da Grande Baía, é referido na carta.

      Em terceiro lugar, os resultados positivos na captação de negócios e investimentos estrangeiros na Grande Baía. Nos primeiros 11 meses do ano passado, as importações e exportações de negócios estrangeiros da província de Guangdong excederam 7,47 triliões de renmibis, equivalendo a um aumento de 17,4% em comparação com o ano anterior.  A utilização real do capital estrangeiro ao longo do ano superou 180 mil milhões de renmibis, e os investimentos estrangeiros concentraram-se nas indústrias estratégicas emergentes em Guangdong.

      Em quarto lugar, Guangdong tem vindo a promover a “separação de certificados e licenças”, “unificação de certificados múltiplos” e “redução do tempo no início de negócio” para melhorar o nível de facilitação na abertura de actividades. Todos os trâmites para a criação de uma empresa tornam-se electrónicos, e o tempo médio necessário para a criação de uma empresa na província é de apenas um dia útil. Os projectos de investimento governamental podem ser aprovados no prazo de 100 dias úteis e os projectos de investimento social podem ser concluídos no prazo de 60 dias úteis.

      Em quinto lugar, a implementação de alguns projectos de reforma para a integração logística na área da Grande Baía, reduzindo em 60% o tempo de libertação de cargas, promovendo a implementação de políticas de concorrência na Área de Grande Baía, introduzindo 16 medidas inovadoras no sentido da regulação do mercado para servir a Área da Grande Baía. Guangdong foi classificada como a melhor província em termos de reputação no ambiente de negócios e Shenzhen foi classificada como a melhor cidade no mesmo capítulo.

       

       

      PONTO FINAL