Edição do dia

Sexta-feira, 24 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
aguaceiros fracos
25 ° C
25.9 °
24.9 °
94 %
4.6kmh
40 %
Qui
25 °
Sex
26 °
Sáb
27 °
Dom
28 °
Seg
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioSociedadeÍndice de preços turísticos cresceu no quarto trimestre de 2021

      Índice de preços turísticos cresceu no quarto trimestre de 2021

      Segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o índice de preços turísticos foi de 119,07 no quarto trimestre de 2021, crescendo 0,73%, em termos anuais, devido principalmente ao acréscimo de preços dos serviços de restauração, porém, a redução de preços das malas atenuou parte do crescimento.

      Entre as várias secções de bens e serviços, os índices de preços das secções restauração (+4,03%), assim como divertimento e actividades culturais (+3,97%) registaram os maiores acréscimos em termos anuais. Todavia, os índices de preços das secções vestuário e calçado (-2,37%) e bens diversos (-1,57%) desceram, informou ainda a mesma entidade.

      No quarto trimestre do ano passado o índice de preços turísticos cresceu 2,14%, quando comparado com o trimestre precedente. O índice de preços da secção alojamento subiu 15,40%, em termos trimestrais, graças ao acréscimo de preços dos quartos de hotéis, verificado no período em que se realizou o Grande Prémio e nos feriados do Natal, aponta a DSEC.

      O índice de preços da secção vestuário e calçado aumentou 7,43%, em termos trimestrais, devido ao lançamento do novo vestuário de Inverno. Por seu turno, os índices de preços das secções produtos alimentares, bebidas alcoólicas e tabaco, bem como restauração, desceram 2,41% e 1,34%, respectivamente, em termos trimestrais.

      Em 2021 o índice de preços turísticos médio (117,09) decresceu 4,71%, face ao ano de 2020, devido principalmente à queda de preços dos quartos de hotéis e dos bilhetes de avião, no entanto, o crescimento de preços dos serviços de restauração contrabalançou parte do decréscimo. Analisando por secções de bens e serviços, o índice de preços da secção alojamento (-29,28%) desceu significativamente em termos anuais e o da secção transportes e comunicações (-7,00%) também diminuiu, contudo, os índices de preços das secções restauração (+4,62%), bem como divertimento e actividades culturais (+1,18%) cresceram, nota a DSEC.

      O índice de preços turísticos reflecte a variação de preços dos bens e serviços adquiridos pelos visitantes em Macau. As secções do índice de preços turísticos de bens e serviços baseiam-se na estrutura de consumo dos visitantes, nomeadamente: produtos alimentares, bebidas alcoólicas e tabaco; vestuário e calçado; alojamento; restauração; transportes e comunicações; medicamentos e bens de uso pessoal; divertimento e actividades culturais, bem como bens diversos.

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau