Edição do dia

Terça-feira, 21 de Maio, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
chuva fraca
25.6 ° C
25.9 °
24.8 °
94 %
4.6kmh
40 %
Ter
25 °
Qua
25 °
Qui
24 °
Sex
27 °
Sáb
28 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      InícioCulturaLivro de professor da UM listado entre os dez melhores em 2021

      Livro de professor da UM listado entre os dez melhores em 2021

      A versão chinesa de “Cowrie Shells and Cowrie Money: A Global History”, escrita pelo professor Yang Bin, director do departamento de História da Universidade de Macau (UM), e publicada pela Social Sciences Academic Press (China), foi seleccionada como um dos melhores dez livros em 2021 precisamente pela Social Sciences Academic Press (China). Ao mesmo tempo, a obra também entrou na lista de Dezembro da China Reading Weekly e da United Book List of Humanities & Social Science. A China Reading Weekly listou-o entre os 20 melhores livros de História durante o ano passado.

      O livro traça e teoriza conchas de búzios e dinheiro de búzios encontrados na Índia, no Sudeste Asiático, na era pré-Qin na China, na África Ocidental, nas ilhas do Pacífico e na América do Norte, desde o período neolítico até meados do século XX. O autor, com este livro, procura “transcender as fronteiras geográficas e disciplinares, para levantar um novo paradigma – ‘o mundo do dinheiro dos cauris’ – na história mundial e se envolver com questões interessantes, como a origem do dinheiro”, escreve a UM em comunicado de imprensa.

      Para o professor Yang Bin, o dinheiro dos cauris foi o primeiro dinheiro global que moldou as sociedades afro-eurasianas, tanto individual quanto colectivamente. Adoptando uma abordagem interdisciplinar, refere a UM, este livro “faz um esforço notável para unir a história chinesa e a história mundial e desafiar a periodização convencional, dando assim uma contribuição significativa para o estudo da história marítima, história económica, história monetária e, inclusive, história global”.

      Yan Bin é um especialista em História da China, tanto tradicional como moderna. É um estudioso da história da República Popular da China e debruça-se ainda em temas relacionados com o Sudeste Asiático e com as relações dos países deste quadrante com a China. É licenciado e tem o mestrado pela Universidade Renmin da China, em Pequim, e tirou o doutoramento na Northeastern University de Boston, nos Estados Unidos da América.

      A Social Sciences Academic Press (China) é uma editora que aposta em livros académicos de trabalhos no campo das ciências humanas e sociais. A cada ano, publica mais de 2.000 títulos. Também coopera com mais de 80 revistas académicas. Muitos de seus trabalhos periódicos têm vindo a ser selecionados para integrar projectos nacionais, com alguns deles a receber diversos prémios.

       

      Ponto Final
      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau