Edição do dia

Sexta-feira, 12 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
céu pouco nublado
26.9 ° C
27.1 °
25.9 °
89 %
2.6kmh
20 %
Sex
28 °
Sáb
30 °
Dom
30 °
Seg
30 °
Ter
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura "Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China" procura ser um guia...

      “Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China” procura ser um guia orientador “vivo e dinâmico”

      O estudo científico, da autoria de Maria José Grosso, Jing Zhang, Catarina Gaspar e Madalena Teixeira, tem a chancela da Universidade de Macau e o Centro Científico e Cultural de Macau e procura ser “uma espécie de guia orientador, um documento de cerca de 200 páginas, que tem como público destinatário professores, investigadores, psicólogos, entre outros”.

      A Universidade de Macau e o Centro Científico e Cultural de Macau apresentam em formato online, esta sexta-feira, dia 14 de Janeiro, pelas 19h (hora de Macau) e às 11h (hora de Lisboa), o livro “Referencial Ensino de Português Língua Estrangeira na China” da autoria de Maria José Grosso, professora da Universidade de Macau (UM) e da Universidade de Lisboa, Jing Zhang, também docente da UM, Catarina Gaspar, da Universidade de Lisboa, e Madalena Teixeira, da Universidade de Aveiro.

      Em declarações ao PONTO FINAL, a professora da UM Maria José Grosso revela que o novo livro “visa contribuir para um melhor conhecimento do público adulto falante de língua materna chinesa, aprendente de português língua estrangeira”. “Trata-se de um projecto iniciado há alguns anos e espero que seja um documento que possa contribuir para melhor compreensão do público. É o resultado do trabalho de autores portugueses e chineses, e, portanto, de pessoas com um background cultural diferente”, afirmou.

      O destinatário deste novo “guia orientador” deve estar inserido em cursos de língua portuguesa a nível da Licenciatura, do Mestrado ou de cursos livres de português, como os do Instituto Português do Oriente (IPOR). “O referencial é um estudo científico que fizemos e não um manual. É, acima de tudo, uma ferramenta de trabalho. Pretende-se facultar aos utilizadores deste documento o máximo de informações, não só aquelas que se encontram nos dados, mas também as que são resultantes de trabalhos de investigação.

      A académica assumiu que este referencial pretende ser um produto em “constante construção, passível de actualização na medida em que é vivo e dinâmico”. “Um documento orientador de cerca de 200 páginas, que tem como público destinatário professores, investigadores, psicólogos, entre outros. Para que possam conhecer o contexto em Macau e na China continental”, notou Maria José Grosso.

      O livro é o resultado de mais de 1.500 inquéritos quantitativos e qualitativos, em todas as instituições de ensino superior de Macau e algumas do continente. Nele estão contidas respostas a perguntas tão simples como: Será que os alunos chineses da China são iguais aos alunos chineses de Macau? Serão melhores? “Uma das questões recorrentes é essa. E porquê? Será isso verdade? São estas coisas que fomos apurando”, assumiu a professora da UM.

      Maria José Grosso conta uma história que se passou consigo durante a sua primeira passagem por Macau durante os anos de 1990 e compara com os tempos actuais. “Estive em Macau de 1990 a 1999 e já na altura fiz alguns inquéritos para trabalhos académicos. Passados 20 anos, apesar das pessoas continuarem a dizer quase a mesma coisa, a realidade não é bem essa. O que acontece é que as pessoas estão habituadas aos chavões que vêm sendo ditos ao longo dos anos”, concluiu a docente que revela ainda que a maioria dos inquiridos assume querer estudar português porque almeja trabalhar na função pública ou porque “saber mais uma língua é útil”.

      A apresentação do livro será realizada em formato online híbrido devido à pandemia de Covid-19 e contará com a presença do reitor da Universidade de Macau, Yonghua Song, entre outras individualidades, tanto em Macau como em Portugal. Pode ser visualizado pelo público no link https://umac.zoom.us/j/92990362167.

       

       

      PONTO FINAL