Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Praça do Posto Fronteiriço de Qingmao deverá estar pronta em 2024

      Praça do Posto Fronteiriço de Qingmao deverá estar pronta em 2024

      O Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) indicou que está agora a ser elaborado o projecto da praça do Posto Fronteiriço Qingmao e das suas instalações recreativas. A obra terá início este ano e, segundo o organismo, deverá concluída na íntegra em 2024.

       

       

      Em resposta a uma interpelação escrita do deputado Lam Lon Wai, que questionava o Governo sobre o planeamento e a construção de espaços desportivos e de lazer na zona norte da cidade, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) adiantou que prevê a conclusão da construção da praça do Posto Fronteiriço de Qingmao e das suas instalações recreativas para daqui a dois anos.

      Na interpelação, Lam Lon Wai lembrou que a entrada em funcionamento do Posto Fronteiriço de Qingmao vai levar a um aumento de passageiros, “por isso, as autoridades devem proceder, quanto antes, à optimização do ambiente circundante”.

      Recorde-se que as autoridades têm planos para aproveitar um terreno com uma área de cerca de 20 mil metros quadrados em frente àquele posto fronteiriço para a construção de uma zona de lazer e instalações de apoio ao escoamento do fluxo de pessoas.

      Na resposta encaminhada ontem pelo deputado às redacções, o IAM diz estar neste momento a coordenar os departamentos relacionados para a elaboração do projecto, prevendo-se para este ano a conclusão do projecto de parte da praça e o início do procedimento de concurso da obra, esperando-se que a obra tenha início em 2022. Segundo o organismo, o IAM vai procurar concluir a obra integral em 2024. “A obra visa, faseadamente, promover a optimização do ambiente pedonal e o aumento das instalações de lazer e locais para actividades”, lembra o IAM.

      Para o terreno onde actualmente se encontra o canídromo Yat Yuen, com cerca de 40 mil metros quadrados, o Governo tem prevista a construção de instalações desportivas, educacionais, de serviços sociais e governamentais e uma zona pedonal. Lam Lon Wai perguntou, na interpelação, qual o ponto de situação deste projecto. O IAM respondeu que “está a acompanhar, nessa área, os trabalhos de planeamento da construção da zona de lazer e da optimização da passagem superior para peões”. Além disso, acrescentou que actualmente o campo de relva e a pista de atletismo do Centro Desportivo Lin Fong prolongaram os horários de funcionamento.

      O deputado eleito pela via indirecta também questionou o Governo sobre a abertura do concurso público para a empreitada da obra de optimização do Parque Municipal Dr. Sun Yat Sem, que deveria ter tido lugar em 2021. O IAM respondeu que planeia lançar o concurso para a concepção da respectiva obra de optimização no primeiro trimestre deste ano, sendo que a sua conclusão deverá acontecer em 2023. “O IAM já concluiu os procedimentos do concurso da Obra de Alargamento de Passeio e Recuo do Muro de Vedação do Parque Municipal Dr. Sun Yat Sen, procedendo ao seu início o mais rápido possível”, referiu o organismo.

       

       

       

      PONTO FINAL