Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Setembro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
27.9 ° C
29.4 °
27.9 °
89 %
6.2kmh
40 %
Qui
28 °
Sex
28 °
Sáb
29 °
Dom
29 °
Seg
30 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura Argumentista de Hong Kong dá palestra online no IPM  

      Argumentista de Hong Kong dá palestra online no IPM  

       

      A instituição de ensino superior local convidou Au Kin Yee para falar sobre a concepção de guiões para cinema e televisão e promover a formação de talentos na área cinematográfica. A famosa guionista confessou aos alunos do politécnico que todas as suas criações têm sido aprendizagens, por isso, considera-se ainda “uma estudante de cinema”.

       

      A Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Macau (IPM) realizou, há dias, uma palestra online intitulada sobre concepção de guiões, tendo convidado como oradora a conhecida argumentista da região vizinha de Hong Kong Au Kin Yee para falar sobre os componentes básicos a constar em guiões para cinema e televisão, assim como partilhar as suas experiências práticas, a fim de ajudar a aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a profissão de guionista.

      Durante a palestra, Au Kin Yee foi partilhando as suas ideias e encorajou os alunos a lerem e a pensarem mais para descobrirem as histórias que estão por detrás das notícias que são publicadas diariamente nos jornais. Tomando como exemplo a sua obra “Fantasia”, a criadora chamou ainda a atenção para a necessidade que “um argumentista deve ter uma ideia clara sobre as mensagens que quer fazer passar através do seu guião”.

      Com dezenas de anos de experiência, a argumentista de Hong Kong confessou que todas as suas criações têm sido, na verdade, aprendizagens, por isso, considera-se ainda “uma estudante de cinema”. Por fim, a autora incentivou os alunos a intervalarem os períodos de criação com outros para experienciarem e aproveitarem a vida e, caso deparassem no futuro com alguma dificuldade de criação, poderiam sempre recorrer a essas mesmas experiências e estas constituírem uma fonte de inspiração para futuras criações.

      No final da palestra os alunos mostraram-se satisfeitos com a conversa tida com Ai Kin Yee. Ao IPM, um aluno de nome Wong referiu ter “aprendido muito”, tendo as suas ideias de criação de guião se tornado “mais claras”. Wong estabeleceu mesmo uma analogia entre a palestra e a experiência de “subida a uma montanha em que se é auxiliado por alguém que fornece as orientações certas e que evitam o desvio ao seu objectivo inicial”.

      Outra aluna, de nome Ng, referiu que houve “de facto, uma aprendizagem do método de treino de concepção de um guião e o modo como se processa a criação de diálogos”. Ng admitiu que acabou por ficar com “uma ideia mais profunda sobre a opinião de que o argumentista não é um inventor, mas sim um descobridor”.

      Por fim, o aluno de apelido Kuok afirmou que a palestra contribuiu para o aumento do seu interesse pela criação cinematográfica. “Fez-me compreender que não existem quaisquer tipos de obstáculos que impeçam a criação de filmes, mas sim elementos que contribuem para a criatividade da mesma.”

      Au Kin Yee é uma argumentista com percurso notável em Hong Kong. Desde há alguns anos que tem vindo a colaborar com os realizadores Wai Kar Fai, Johnnie To Kei Fung e Yau Nai Hoi. Os seus guiões para “Running on Karma” e “Mad Detective” foram galardoados com o prémio de “Melhor Argumentista” pelo Hong Kong Film Awards em 2004 e 2008, respectivamente. Além disso, as suas obras “PTU”, “Throw Down” e “Life Without Principle” obtiveram o prémio de “Melhor Argumento Original” no Golden Horse Awards em 2003, 2004 e 2012, respectivamente. Em 2016, colaborou também com a realizadora de Macau Tracy Hsu em “Sisterhood” e, em 2018, com o realizador Soi Cheang em “Limbo”. Escreveu ainda para outros filmes como “Running Out of Time 2”, “Written By” e “Fat Choi Spirit”, entre muitos outros. Trabalha directamente para a produtora da região vizinha Milkyway Image.

      Recorde-se que esta não é a primeira vez que Au Kin Yee ministra palestras em Macau. Em 2019, a argumentista promoveu um workshop de Escrita de Argumento (Curtas) na Cinemateca Paixão.

       

      PONTO FINAL

       

       

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau