Edição do dia

Quinta-feira, 18 de Agosto, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens quebradas
25.9 ° C
27.1 °
25.9 °
94 %
6.2kmh
75 %
Qua
28 °
Qui
30 °
Sex
31 °
Sáb
29 °
Dom
29 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade IPM organiza conferência académica internacional em formato online

      IPM organiza conferência académica internacional em formato online

      O Centro Pedagógico e Científico para as Indústrias Culturais e Criativas da Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Macau (CPCICC-ESA-IPM) organizou, recentemente, uma conferência académica internacional online intitulada “Design Contemporâneo e Cultura Visual”, para a qual foram convidados académicos dos Estados Unidos da América, Japão, China continental, Hong Kong e Macau, entre outras regiões, anunciou a instituição de ensino superior em nota de imprensa.

      A conferência foi organizada em duas sessões e teve lugar a partir do laboratório de artes contemporâneas do IPM no seu campus da Taipa. Com base em diferentes perspectivas e pontos de vista sobre o “Design Contemporâneo e Cultura Visual”, a conferência concentrou-se em diferentes temas, tendo como objectivo contribuir para o desenho de um novo mapa e novo caminho para o futuro ensino do tema em foco no território.

      Tendo como tema de apresentação a “História oral da banda desenhada de Kung Fu de Hong Kong 1960-2020”, o director substituto da ESA-IPM, Lai Ming Hoi, apresentou a história do desenvolvimento das indústrias culturais e criativas da banda desenhada da China e de Hong Kong. Já o professor Lee Leung Chung Anderson da Universidade de Hong Kong aproveitou os exemplos da Prisão Tilanqiao de Xangai e do Hospital Integrado de Medicina Tradicional Chinesa e Ocidental para compartilhar com os participantes a história do desenvolvimento das artes arquitectónicas. Por seu turno, a professora Ellen Yi-Luen Do da Universidade do Colorado em Boulder introduziu alguns projectos de investigação realizados pela instituição ATLAS, como, por exemplo, os novos nanomateriais e o design sustentável, o design instável, substância viva, etc. O professor Fang Yong da Universidade de Pequim apresentou o tema “Culturas Chinesa e Ocidental no desenho arquitectónico”, tratando como foco o “triângulo” na arquitectura e explicando as diferenças entre as culturas arquitectónicas chinesa e ocidental. Outro orador foi o professor Yu Ka Sing, também da Universidade de Hong Kong, que exemplificou “Casa Azul”e “Tai Kwun” de Hong Kong para mostrar a situação actual da revitalização e utilização de edifícios históricos de Hong Kong, apresentando ainda o conteúdo do Projecto da Revitalização dos Edifícios Históricos de Hong Kong. Por fim, o professor Narumi Takuji da Universidade de Tóquio partilhou as funções importantes de avatares na Internet, explicando também o uso das técnicas de RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual) na comunicação remota.

      A conferência foi, de acordo com o IPM, “muito bem acolhida pelos alunos” e através da mesma, “os alunos puderam ter uma interacção activa e debates com os convidados, abordando os vários temas avançados nas áreas de design contemporâneo e de cultura visual”.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau