Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
82 %
3.1kmh
40 %
Qua
18 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade IAM aumentou o valor da renda mensal da banca do mercado público

      IAM aumentou o valor da renda mensal da banca do mercado público

       

      Com a entrada em vigor do Regime de Gestão dos Mercados Públicos, no dia 1 deste mês, o Governo da RAEM anunciou a actualização da forma de cálculo da renda mensal das bancas, que passou a ser calculado por multiplicação da área da banca pela renda mensal por metro quadrado.

      Relativamente à questão, o presidente do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM), José Tavares, apontou que há uma necessidade de actualizar a renda das bancas, uma vez que estava relativamente baixa, que foi ainda mais barato do que o custo de armazenamento. Tavares explicou ainda que a nova formula visa reflectir a situação real sobre o valor próprio das bancas, esperando que os arrendatários das bancas valorizem mais a oportunidade de operações de negócios nos mercados públicos.

      De acordo com o Boletim Oficial, a nova lei abrange a gestão de nove mercados públicos e as suas respectivas zonas de vendilhões e do Centro de Comidas. Entre os quais, o valor da renda da banca do Mercado do Bairro Iao Hon é fixado com o preço o mais elevado, correspondendo a 210 patacas por metro quadrado, seguido pelo Mercado Vermelho, Mercado de São Domingos, Mercado de São Lourenço e Mercado do Patane, com 180 patacas por metro quadrado.

      Embora o Governo tenha divulgado que os arrendatários das bancas de mercados públicos ficam isentos este ano do pagamento da renda, segundo a imprensa em língua chinesa, alguns comerciantes mostraram preocupações relativamente ao futuro, particularmente com o aumento da renda e a perda significativa de clientes devido ao crescimento de lojas de comida fresca fora dos mercados públicos.

      De acordo com a imprensa em língua chinesa, muitas bancas no Mercado Vermelho ocupam uma área até seis metros quadrados. A renda ficará superior a mil patacas por mês e, neste caso, alguns arrendatários consideram que o aumento da renda afectará o ambiente do negócio nos mercados públicos.

      O novo regime estabelece ainda a uniformização do uso do sistema decimal nos mercados públicos. O IAM lançou ao mesmo tempo uma aplicação para telemóvel intitulada “Informações relativas aos Mercados” para o público consultar o preço actualizado dos alimentos frescos.

       

      PONTO FINAL