Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nevoeiro
18.9 ° C
18.9 °
17.9 °
77 %
3.1kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
16 °
Dom
20 °
Seg
22 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Restaurante português em Singapura recebe prémio

      Restaurante português em Singapura recebe prémio

      O estabelecimento da cadeia de restaurantes TUGA, propriedade do arquitecto Carlos Macedo e Couto, situado na cidade-estado arrecadou mais um prémio. Desta vez, venceu o prémio Best Western Restaurant – Casual Dining Award entregue pela Restaurant Association of Singapore’s Epicurean.

       

      O restaurante TUGA situado em Singapura acaba de ser agraciado com o prémio Best Western Restaurant – Casual Dining Award entregue pela Restaurant Association of Singapore’s Epicurean Star Awards, anunciou o estabelecimento de restauração na sua página oficial no Facebook. “É com o maior dos prazeres que anunciamos oficialmente a todos, que o TUGA é o vencedor do Best Western Restaurant – Casual Dining Award entregue pela Restaurant Association of Singapore’s Epicurean Star Awards”, escreveu o restaurante na rede social.

      O estabelecimento faz parte de uma micro-cadeia de dois restaurantes idealizados pelo arquitecto português, actualmente radicado em Taiwan, mas que viveu muitos anos em Macau, Carlos Macedo Couto.

      Couto, pai do piloto André Couto, inaugurou o TUGA em Taiwan num antigo cabeleireiro, corria do ano de 2015. O modelo de negócio passa por lojas de vinho que acabam por também ser restaurantes. “É uma espécie de representação de Portugal com tudo o que há de melhor do país”, disse, na altura, o proprietário à comunicação social, destacando a loja gourmet de produtos portugueses associada ao restaurante, que vende azeites, frutos secos, conservas ou queijos, entre outras iguarias.

      Em Singapura, o arquitecto aliou-se a uma sócia local, Sue-Shan Quek – que já frequentava o espaço de Taipé –, e, no início de 2020, a escolha acabou por acontecer numa zona mais elevada da cidade-estado – Dempsey Hill -, também ela considerada nobre, que em tempos esteve ocupada por militares. O antigo director da Herdade do Mouchão, no Alentejo, em Portugal, David Marques Ferreira é actualmente o director de operações.

      Nelson Santos dirige a cozinha em Taiwan e Tiago Martins coordenada os pratos em Singapura. Apesar do conceito gourmet associado à marca, a gastronomia servida nos dois espaços é tradicional. São servidas amêijoas à Bulhão Pato, peixinhos da horta, canja de galinha, bacalhau à Brás, polvo à lagareiro ou carne de porco à alentejana, entre outros.

      Recorde-se que o TUGA Singapura foi distinguido, na primeira metade deste ano, como o Melhor Novo Restaurante do Ano pela World Gourmet Summit, o mais prestigiado evento gastronómico do sudeste asiático. Ambos os espaços têm sido, de tempos a tempos, agraciados com prémios de hotelaria e restauração. O PONTO FINAL tentou contactar Carlos Macedo Couto, mas, até ao fecho da edição, o arquitecto não respondeu às questões.

       

      PONTO FINAL