Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Número de obras de grandes dimensões vai aumentar 11% em 2022

      Número de obras de grandes dimensões vai aumentar 11% em 2022

      Joana Chantre

      O Grupo de Coordenação de Obras Viárias do Conselho Superior de Viação informou ontem que recebeu, até agora, 288 pedidos para a execução de obras viárias no próximo ano, o que representa uma diminuição de 21% em comparação com este ano. No entanto, registaram-se 61 pedidos para a execução de obras de grande dimensão, o que significa um aumento de 11%.

       

      Foram apresentados ontem os planos das obras viárias para o próximo ano. Em conferência de imprensa, o Grupo de Coordenação de Obras Viárias do Conselho Superior de Viação informou que foram recebidos, até agora, 288 pedidos dos serviços públicos e entidades de interesses públicos relativamente à execução das obras viárias previstas para o próximo ano. Este número nota uma diminuição de 21% em comparação com este ano. Destes 288 pedidos, 61 são relativos a obras de grande dimensão, o que, comparando com este ano, significa um aumento de 11%.

      Entre estes projectos, estão incluídas as vias de acesso entre a Zona A dos Novos Aterros Urbanos e a península de Macau, a obra do reservatório de águas pluviais e drenagem do Porto Interior e projectos como a ligação de esgotos e a construção de um túnel.

      Nos projectos de maior envergadura, que demorarão mais de 300 dias úteis, está incluído o projecto de obras de melhoramento do escoamento das inundações no Porto Interior, a empreitada de construção do túnel da colina da Taipa Grande e das suas ligações, o reordenamento da rede viária periférica da rotunda da piscina Olímpica, a construção da rampa de acesso sudoeste do viaduto, a obra de fornecimento de energia de alta tensão de 110kV da habitação de idosos, tal como a colocação de cabos de alta tensão desde o hospital Conde de São Januário, até a Barra.

      Relativamente aos projectos para o próximo ano geridos pela empresa Nam Kwong Gas, foi anunciado o projecto de colocação de gás natural na Avenida do Dr. Rodrigo Rodrigues, na Rua de Luís Gonzaga Gomes, na Alameda Dr. Carlos D’Assumpção, na Rua de Pequim, na Rua de Xangai, na Avenida de Liberdade e, por último, na Rua Cidade de Sintra, para o fornecimento de energia limpa ao Hotel Fortuna. Para estes projectos, espera-se que a construção se inicie no terceiro trimestre de 2022.

      As autoridades assinalam que, para evitar a repetição de escavações, nos primeiros 11 meses deste ano, 118 obras foram executadas de forma combinada, de modo a reduzir o prazo global da execução em mais de 1.100 dias.

      As autoridades indicaram também que vão reforçar a coordenação com vista à fusão das obras para encurtar o período de execução das mesmas, sendo exigido aos empreiteiros das obras em causa, especialmente os envolvidos em troços mais movimentados, que adoptem horários fora do período de maior trânsito, trabalhos nocturnos ou em dias de feriados, bem como apresentem antecipadamente propostas de alterações provisórias ao trânsito e respectiva divulgação de informação, intensificando, também a inspecção e a manutenção de medidas provisórias de trânsito in loco.

       

      PONTO FINAL