Edição do dia

Quarta-feira, 28 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
15.9 ° C
18.9 °
15.9 °
77 %
2.1kmh
40 %
Qua
20 °
Qui
21 °
Sex
17 °
Sáb
15 °
Dom
20 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Política Combate à pandemia é prioridade para Elsie Ao Ieong

      Combate à pandemia é prioridade para Elsie Ao Ieong

      Uma das prioridades do Governo para 2022 é o combate à pandemia. Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, reiterou isso mesmo ontem, na apresentação das Linhas de Acção Governativa LAG) da tutela que lidera para o próximo ano. Integração no desenvolvimento nacional e melhoria da qualidade de vida da população são outros dos focos do Governo para o próximo ano.

      Elsie Ao Ieong, secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, esteve ontem na Assembleia Legislativa (AL) para dar a conhecer as Linhas de Acção Governativa (LAG) da sua tutela aos deputados. Na sessão, a secretária reiterou que um dos focos das políticas para 2022 irá para as medidas de prevenção e controlo da pandemia.

      Na apresentação inicial feita no hemiciclo, Elsie Ao Ieong assinalou que, em 2022, “prevê-se que a situação epidemiológica global continue a ser inconsistente e o aparecimento de novas variantes do vírus trará mais incertezas e desafios para os trabalhos de prevenção e controlo de epidemias”.

      Por isso, o Governo promete “continuar a rever e a aperfeiçoar o mecanismo e os planos de contingência existentes para colmatar as lacunas baseando nas lições e experiências passadas; integrar no mecanismo de cooperação inter-regional da prevenção e controlo da Covid-19 para implementar cientificamente e ajustar dinamicamente várias medidas de prevenção e controlo; fazer o bom uso das vantagens da tecnologia informática para aumentar a capacidade de inspecção sanitária dos postos fronteiriços e de investigação epidemiológica na comunidade; promover a vacinação, assegurar a capacidade de realização dos testes de ácido nucleico e reservar suficientemente materiais antiepidémicos, bem como introduzir novos medicamentos para tratamento a fim de assegurar a saúde dos residentes e a segurança da cidade”.

      A secretária falou também dos trabalhos preparados em prol da protecção da vida da população, lembrando que no próximo ano irá ser inaugurado o novo Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas. Além disso, será também inaugurado no próximo ano o centro de saúde de Seac Pai Van. A governante lembrou também que no próximo ano será criado um centro de serviços de apoio aos prestadores de cuidados, um será criado um centro integrado de serviços para pessoas com deficiência e também será revisto o projecto-piloto de atribuição de subsídio a prestadores de cuidados, no sentido de definir o rumo de desenvolvimento das respectivas políticas.

      Outro ponto destacado por Elsie Ao Ieong tem a ver com a melhoria da qualidade de vida da população e da competitividade regional. “Em 2022, serão intensificados os esforços para promover o desenvolvimento diversificado do ensino básico, no sentido de compreender o desempenho e as necessidades de aprendizagem dos alunos em diversos domínios e prestar o apoio adequado”, afirmou, acrescentando que, no próximo ano, serão proporcionadas mais oportunidades de intercâmbio e estágio para os alunos e jovens.

      Além disso, “será dada continuidade ao reforço do desenvolvimento das disciplinas com vantagens locais, como turismo, jogos, língua portuguesa e tradução das instituições de ensino superior de Macau, construindo uma plataforma de alto nível e de reconhecimento para a investigação académica, formação profissional e acreditação”.

      “Ao mesmo tempo, será colocado empenho na promoção da educação de amor pela pátria e por Macau”, destacou Elsie Ao Ieong, frisando que “através do lançamento dos materiais didácticos da história chinesa, da Constituição e da Lei Básica, da organização das respectivas actividades e acções de formação, será reforçado o conhecimento sobre a história, a defesa e a segurança nacionais, bem como o sentido de identidade e a consciência de assunção das responsabilidades das partes envolventes”.

      Por fim, a secretária falou sobre o impulso que será dado à indústria de ‘big health’, no âmbito da integração na Grande Baía e da diversificação da economia. “A construção do Complexo de Cuidados de Saúde das Ilhas será, no futuro, uma oportunidade para captar de projectos médicos de alta qualidade e promover o desenvolvimento de Big Health Industry”, referiu.

      Por fim, em 2022 será também impulsionada a construção da nova Biblioteca Central e do Teatro Caixa Preta, e serão intensificados os trabalhos de restauração e revitalização da Antiga Fábrica de Panchões Iec Long, dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun e do Pátio da Eterna Felicidade.