Edição do dia

Quinta-feira, 27 de Janeiro, 2022
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
19.1 ° C
20.6 °
18.8 °
88 %
2.6kmh
40 %
Qui
21 °
Sex
20 °
Sáb
19 °
Dom
16 °
Seg
14 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Lusofonia Presidente brasileiro aborda investimento e cooperação económica com emir do Qatar

      Presidente brasileiro aborda investimento e cooperação económica com emir do Qatar

       

      Jair Bolsonaro teve encontro com o emir Tamim Bin Hamad al Zani, no Qatar. Na ocasião, os temas em discussão foram a promoção dos investimentos do Qatar no Brasil e a cooperação económica, energética, de defesa e desportiva.

       

      A promoção dos investimentos do Qatar no Brasil e a cooperação económica, energética, de defesa e desportiva dominaram o encontro entre o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o emir Tamim Bin Hamad al Zani, ontem em Doha.

      Bolsonaro, acompanhado de uma importante delegação que inclui os ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Carlos França, chegou a Doha para uma visita de dois dias, naquela que é a terceira e última etapa da sua viagem pelo Golfo Pérsico, destinada a promover investimentos com os ricos países árabes.

      Durante a reunião, Bolsonaro e Al Zani “conversaram sobre as formas de promover as relações de cooperação bilateral, particularmente no âmbito de investimentos, economia, defesa, energia e desporto, além de outros assuntos de interesse comum”, indicou a agência de notícias oficial do Qatar, QNA.

      O Presidente brasileiro “expressou o seu desejo de fortalecer e desenvolver a cooperação com o Qatar em diversos campos, em benefício dos interesses dos dois países e povos amigos”, acrescentou a QNA.

      “Temos falado muito sobre turismo, região amazónica, cooperação nas áreas de energia, infraestruturas, como portos, aeroportos, materiais de defesa”, detalhou o chefe de Estado brasileiro num vídeo partilhado no seu canal da plataforma Telegram.

      “Nós, brasileiros, agradecemos a sua Alteza pela gentileza, carinho e consideração. Os laços entre nossas nações certamente crescerão a cada dia. Brasil e Qatar cada vez mais unidos”, escreveu ainda o Presidente na rede social Twitter.

      Durante a sua permanência em Doha, que visitou pela primeira vez em 2019, Bolsonaro procura firmar um acordo de cooperação e promoção de investimentos catarenses no Brasil e aumentar o intercâmbio comercial, que actualmente ronda os 680 milhões de euros.

      Da mesma forma, procura aprofundar a cooperação no âmbito da produção em matéria de defesa com a assinatura de dois memorandos de entendimento, que se somarão a um acordo de cooperação defensiva firmado em 2019.

      Por sua vez, o ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado, e o titular da Comissão de Turismo do Senado e filho do Presidente, Flavio Bolsonaro, que integram a delegação que acompanha o chefe de Estado nesta viagem, anunciaram que a partir do próximo ano a companhia aérea Qatar Airways terá um voo directo do país árabe para o Rio de Janeiro.

      Bolsonaro iniciou a sua viagem pelo Golfo Pérsico no sábado, a partir dos Emirados Árabes Unidos, onde passou três dias e participou na celebração do dia do Brasil na Expo2020 do Dubai, e seguiu na terça-feira para o Bahrein, país em que inaugurou a embaixada do Brasil em Manama.

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau

      DEIXE UMA RESPOSTA

      Por favor escreva o seu comentário!
      Por favor, escreve aqui o seu nome