Edição do dia

Quinta-feira, 29 de Fevereiro, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
14.9 °
14.9 °
77 %
8.8kmh
40 %
Qui
15 °
Sex
16 °
Sáb
14 °
Dom
20 °
Seg
21 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Sociedade Universidade de Macau avança no tratamento do cancro da mama

      Universidade de Macau avança no tratamento do cancro da mama

       

      Uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências da Saúde (FHS) da Universidade de Macau (UM), liderada pela professora Chuxia Deng, fez recentemente um avanço no campo da medicina de precisão do cancro através da sua colaboração com o Hospital Conde São Januário, o Hospital Afiliado de Southwest Medical University, o primeiro hospital afiliado da Sun Yat-sen University, o Sun Yat-sen University Cancer Center e o Zhuhai People’s Hospital.

      Os cientistas usaram organóides derivados do paciente (PDOs), rasteamento de drogas in vitro e outras técnicas para fornecer sugestões de tratamento individualizado para pacientes com cancro da mama, especialmente aquelas com a doença em estado avançado. O estudo foi publicado na revista Advanced Science.

      O cancro da mama é o cancro mais comumente diagnosticado entre as mulheres em todo o mundo. A recorrência e a metástase são as principais causas de morte. Os tumores costumam mostrar resistência ao tratamento medicamentoso e não existe uma estratégia de tratamento precisa e eficaz. Os investigadores da UM geraram 99 linhas organóides in vitro usando amostras de tumor de pacientes com cancro da mama e desenvolveram PDOs como uma plataforma em tempo real para testes de drogas.

      Os resultados mostraram que os PDOs do cancro da mama podem preservar as características biológicas dos tumores primários. A farmaco-fenotipagem de PDO mostrou notável variabilidade na resposta de PDO ao tratamento com drogas. O perfil de quimiossensibilidade do PDO é amplamente semelhante aos dados clínicos retrospectivos dos pacientes correspondentes. Finalmente, os PDOs foram aplicados para orientar a terapia personalizada para seis pacientes com cancro avançado, todos com boas respostas. Com base nas descobertas acima, a equipa de cientistas propôs uma nova estratégia de tratamento de precisão para cancro da mama com base na triagem de drogas de PDOs, que é uma nova direcção para a medicina de precisão com importante significado clínico.

      No ano passado, a equipa alcançou vários avanços importantes na medicina de precisão do cancro, e os resultados foram publicados em revistas de renome internacional, incluindo Nature Communications, Advanced Science e Theranostics. Além disso, a UM recebeu oficialmente a aprovação do Ministério da Educação chinês, em Dezembro de 2020, para estabelecer o Frontiers Science Center for Precision Oncology. O objectivo do centro é fornecer aos pacientes com cancro medicina personalizada de ponta para fins preventivos, diagnósticos e terapêuticos.

       

      PONTO FINAL

      Ponto Finalhttps://pontofinal-macau.com
      Redacção do Ponto Final Macau