Edição do dia

Domingo, 3 de Março, 2024
Cidade do Santo Nome de Deus de Macau
nuvens dispersas
14.9 ° C
18.9 °
14.9 °
88 %
1.5kmh
40 %
Dom
20 °
Seg
22 °
Ter
23 °
Qua
24 °
Qui
19 °

Suplementos

PUB
PUB
Mais
    More
      Início Cultura “U Fest” vai dar música às universidades

      “U Fest” vai dar música às universidades

      André Vinagre

      Começam amanhã os concertos inseridos no festival-escola para universidades “U Fest”, organizado pelo “This is My City”. O concerto de amanhã acontece na Universidade Cidade de Macau e, uma semana depois, o palco monta-se na Universidade São José. Ryan Carroll, Iat e Gabriel, Sax Experience, MATT.ET, Ari & The Gabion Sisters são os destaques.

       

      O “This is My City” está a organizar um festival para universidades que se chama “U Fest”. A Universidade Cidade de Macau e a Universidade São José são as duas instituições que vão participar. Os concertos acontecem este sábado, dia 13 de Novembro, e na próxima sexta-feira, dia 19. O cartaz inclui os músicos locais Ryan Carroll, Iat e Gabriel, Sax Experience, MATT.ET, Ari & The Gabion Sisters. Os alunos estão encarregues da organização prática do festival.

      Iat & Gabriel cantam essencialmente em patuá e português, com sons produzidos pelo violino, o ‘handpan’, a guitarra, a caixa de ritmos, com géneros que variam do pop e da eletrónica à música reggae. Paulo Pereira, saxofonista português sediado em Portugal, apresenta Sax Experience. O saxofonista tem vindo a actuar, ao longo dos anos, junto de muitos artistas no território. Mas Paulo também está a desenvolver os seus projectos a solo — recentemente lançou o seu álbum a solo, intitulado “Um Ar de Fado”, uma combinação de texturas musicais do jazz e do Oriente.

      Ryan Carroll apresenta uma ampla experiência a tocar música latina, Jazz, Blues e Rock nos casinos e hotéis da Ásia, ao longo de 11 anos. Carroll é um guitarrista e cantor versátil em interpretação ao vivo e produção de entretenimento, descreve a organização.

      Fundado em 2015, MATT.ET é um duo de música experimental sediado em Macau, que se tem centrado em procurar novos estilos eletrónicos. Por fim, Ari and the Gabion Sisters é uma banda de jazz eletrónico de Macau, muito popular no território e também em Hong Kong, que tem vencido vários festivais nas duas regiões, bem como participado em múltiplos programas de rádio e concertos.

      O projecto “U Fest” procura partilhar com os estudantes universitários a experiência do “This is My City”. O “U Fest” contou também com ‘workshops’ que tiveram “o objetivo de partilhar conhecimentos com os estudantes universitários de Macau e da China continental sobre a organização de festivais artísticos”, lê-se no comunicado de imprensa divulgado pela organização. Os ‘workshops’ já tiveram lugar na Universidade Cidade de Macau, na Universidade de Macau e na UIC, em Zhuhai. O último ‘workshop’ teve lugar ontem na Universidade de São José, e focou-se na Gestão de Eventos  – princípios, modelo de negócios, marketing, marca.

      Estes ‘workshop’ tiveram como objectivo preparar os estudantes para serem eles a organizar o festival. Os alunos da Universidade Cidade de Macau organizam amanhã o festival na sua instituição. Os concertos começam às 15h. Na próxima sexta-feira é a vez de os alunos da Universidade São José colocarem à prova o que aprenderam nos ‘workshops’. Os concertos na USJ começam pelas 18h.

       

      PONTO FINAL